Às vezes, penso que muitos membros da igreja perderam o entusiasmo da fé. Alguns cultos se tornaram monótonos, formais e frios. E o louvor, de certo modo, reflete essa apatia. Todas as atividades que a igreja recomenda são realizadas, mas não há um espírito de alegria e louvor. Como reacender a chama do louvor? Por onde começar?
Em primeiro lugar, devemos reconhecer que temos falhado em nossa paixão por Jesus. Por uma razão inexplicável, falta coração em nosso louvor. A ausência de paixão é um desafio porque a rotina da vida suga nossas energias. O abandono do primeiro amor (Ap 2:4) serve também para muitas de nossas igrejas hoje.
E essa é uma realidade individual em primeiro lugar. Você se lembra de quando foi batizado? Não queria perder nenhum culto, chegava cedo para participar do louvor. Vivia cantando pelos corredores. É preciso reacender a chama do primeiro amor.
Se você quer ter paixão por Jesus, fique perto do alimento de Sua Palavra. Foi o que Ele disse: “Aquele que se alimenta de Mim viverá por Minha causa […]. As palavras que Eu lhes disse são espírito e vida” (Jo 6:57, 63).
Isso não é tudo. Se quiser experimentar a alegria do louvor, louve de maneira pessoal. Comece separando algum tempo de seu dia só para louvar ao Senhor.
Louve a Deus pelo trabalho que Ele tem feito em sua vida, pelos talentos e dons que lhe tem dado e por usá-lo como uma bênção. Louve-O pela maneira como o tem protegido, guardado, dirigido e sustentado. Você ficará admirado como esse tempo passará depressa.
Em seguida, fique perto de alguém que gosta da presença de Deus. Considerando que são poucos os que sabem louvar, sente-se pertinho de alguém que inspira você a isso. Não posso explicar exatamente o que acontece, mas posso garantir que o louvor é contagioso.
Com as emoções corretas envolvidas na adoração, seu louvor será verdadeiro e belo. Deixe que a alegria do Céu arda em seu peito ao expressar sua gratidão a Deus.