Segunda-feira
27 de fevereiro
Lua cheia
Vocês são a luz do mundo. Mateus 5:14, Nova Bíblia Viva

A Lua cheia é a fase mais brilhante do mais romântico dos astros. Nos períodos do ano em que a luz do Sol incide sobre toda a sua superfície, a Lua reflete esses raios e dá um banho de luz na Terra, inspirando poetas e casais apaixonados. Ela promove um espetáculo de luz e beleza no mundo. Mais importante do que isso, ao brilhar no céu, a Lua não permite que a escuridão tome conta do planeta.

De acordo com Jesus, os cristãos são a luz para a noite moral do mundo. A Lua é bom exemplo para entendermos como isso acontece. Ela não tem luz própria e depende do Sol para iluminar a Terra.

Do mesmo modo, nós dependemos de Jesus, o Sol da justiça, para aquecer e iluminar nossa vida. Com sua luz sobre nós, podemos refletir justiça e santidade para o mundo que perece em trevas de pecado.

O profeta Isaías deixou isso bem claro ao dizer: “Levante-se, meu povo! Que o seu rosto brilhe de alegria, porque chegou a luz! A glória está brilhando sobre você. A Terra está coberta de trevas: e os povos vivem na escuridão. Mas o Senhor está sobre você, brilhante como o Sol; a sua glória se vê acima de você (Isaías 60:1, 2, Nova Bíblia Viva).

Na Bíblia, as trevas sempre têm o significado de pecado e depravação moral, e não resta dúvida de que o mundo está imerso em escuridão. Então, Deus nos “instalou” neste planeta como seus “luminares” para iluminar as pessoas e levá-las ao conhecimento da verdade. À medida que a escuridão fica mais densa, é fundamental que a luz tenha força suficiente para não permitir que as trevas predominem. Por isso, é necessário que estejamos sempre expostos à fonte da luz.

Deus reflete seus raios sobre nós por meio das Escrituras. O salmista disse: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105, ARA). Orientados pela Bíblia, podemos andar em segurança em meios às trevas de pecado que aterrorizam a noite do mundo. Ao mesmo tempo, podemos brilhar para Jesus ao revelar às pessoas, por meio de nossa vida, como são felizes aqueles que obedecem aos mandamentos de Deus.

Exponha-se sempre a Deus e permita que Ele ilumine sua vida. Reflita a glória de Jesus e seja um instrumento de salvação para aqueles que estão vagando pelas trevas desse mundo sombrio. Que a sua vida seja embalada no tom desta canção: “Senhor, eu quero brilhar por ti, quando o mundo se apagar.”