Certa missionária foi trabalhar numa cidade do interior. Estando hospedada na casa de um dos líderes locais, os pertences dela começaram a desaparecer. Se revelasse o ocorrido, ela poderia ser acusada de infamar uma família de boa reputação, mas se ficasse calada, não sabia no que ia dar. Logo seus piores medos se concretizaram. O dinheiro de uma oferta, recolhida na igreja, foi levado para a casa onde ela estava e ali desapareceu! Ela pensou: “Sou a única estranha aqui. Vão me acusar de roubo! Tenho que agir.” E ficou num impasse entre desistir e continuar. No lugar dela, o que você faria?
Como cristãos, às vezes somos tentados a controlar cada detalhe da nossa vida, e é aí que falhamos. Isso aconteceu com os israelitas ao saírem do Egito (Êx 14:11, 12). Em vez de olharem para trás, com gratidão, ou para frente, com esperança, eles temeram e murmuraram. Disseram a Moisés: “Por que você nos trouxe aqui? Servir aos egípcios seria melhor que morrer no deserto, não acha?” Toda vez que Deus está preparando pessoas para salvar outras, o inimigo se levanta com suas maiores armas: o desânimo e a crítica. Porém, a atitude certa faz a diferença! Naquele mesmo dia, eles receberam a fórmula da vitória: “Aquietai-vos e vede o livramento do Senhor” (Êx 14:13, ARA).
Entretanto, é difícil ficar quieto quando você está no olho do furacão, não é? A missionária, por exemplo, sob pressão, decidiu abandonar a campanha. Telefonou para o pastor e disse que não queria “levar fama sem proveito”. Ele a aconselhou a aguardar em silêncio a intervenção de Deus. Mesmo relutante, ela ficou até o fim das conferências. Tempos depois, uma garota, que morava na casa onde havia ocorrido o sumiço do dinheiro, foi visitar a amiga na residência de um vereador. Ela tentou roubar algo, mas a empregada viu o furto e a denunciou. Foi um terrível escândalo naquela pequena cidade. A garota acabou confessando ter roubado também o dinheiro da oferta da igreja. Deus mostrou a verdade afinal.
Quando você estiver diante de um problema sem solução, aprenda a acalmarse e, em silêncio, deixá-lo nas mãos de Deus. Então siga em frente, fique firme, não desista. Sua paciência será recompensada; sua reputação, protegida. E o nome de Deus será exaltado!