Domingo
12 de maio
MÃES
Assim como uma mãe consola seu filho, também Eu os consolarei; em Jerusalém vocês serão consolados. Isaías 66:13

Há um lago bem bonito perto do prédio da reitoria do Unasp. Esse era um dos meus lugares prediletos no campus, onde eu podia passar um tempo sozinho, orando e compondo canções. Lembro-me de uma vez, em especial, que desci para lá de bicicleta. Naquele dia, havia uma surpresa no caminho. Tive que parar em respeito a um grupo de filhotes de ganso que atravessava a estrada de terra e contemplar a cena. Acontece que a travessia estava durando mais do que eu considerava razoável. 

A certa altura, tomei a decisão de interromper o desfile e abrir caminho, afinal, eu não tinha todo o tempo do mundo. Quando dei um passo à frente, como que os desafiando, percebi que surgiu do meio das plantas um ganso maior. Pelo jeito que me olhava, logo entendi que era a mãe gansa. Ela veio andando impaciente em minha direção. Confesso que fiquei assustado, mas pensei: é só um ganso! Respirei fundo, coloquei a bicicleta na frente e decidi continuar. Tudo o que consigo lembrar a partir desse ponto é de uma mãe gansa se transformando em uma fera do Apocalipse. Ela fazia barulhos ensurdecedores, movimentava as asas e avançava em minha direção. Imediatamente refiz o meu plano. Dei meia-volta e não olhei mais para trás. 

Sempre que passo por aquele lugar, eu me lembro dessa história e do que aprendi com ela. Mais do que uma mãe gansa, naquele dia, eu conheci uma verdade universal: mães são capazes de fazer tudo pela sobrevivência de seus filhos. 

Há uma espécie de instinto materno que transcende o tempo, a cultura e até a lógica. Esse é, em realidade, um impulso divino. Muitas pessoas se sentem à vontade com a imagem masculina de Deus. Deus é pai, guerreiro e juiz. Mas, na Bíblia, encontramos diversas imagens femininas para ensinar como Deus é e como Ele age em nosso favor. No texto de hoje, o profeta Isaías fala ao povo no exílio. Eles estão longe de casa. Foram derrotados, quebrados e humilhados. Então o profeta diz: “Deus vai cuidar de vocês como uma mãe cuida de seu bebê.” Que imagem magnífica do cuidado divino! 

Deus é assim. Ele criou você e tem sonhos lindos para o seu futuro. E, se algum dia a vida o ferir, em Seus braços há consolo e cura. Creia!