Terça-feira
28 de janeiro
MAL-ENTENDIDO
Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o Seu nome em vão. Êxodo 20:7, ARA

Você sabe qual é o principal ensinamento contido no terceiro mandamento da Lei de Deus? Provavelmente você aprendeu que o terceiro mandamento nos aconselha a não falar ou pronunciar o nome de Deus com frivolidade. De fato, isso é básico, mas a orientação bíblica vai muito além. Se você prestar atenção, vai perceber que o mandamento não diz: “Não falarás o nome de Deus em vão.” O que está escrito é: “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão.” 

A expressão “tomar”, nesse verso, tem o sentido original de “tomar sobre si”, “levar consigo”. Biblicamente, o povo de Deus carrega consigo o nome Dele, sendo chamado pelo Seu nome (2Cr 7:14; Is 43:7; Ef 3:14, 15). Outro ponto que chama a atenção é que a palavra no texto original para “em vão” tem o sentido de “vaidade”, uma vaidade do tipo que gera arrogância. Assim, o terceiro mandamento é um manifesto contra os religiosos que, em nome de Deus, agem com arrogância religiosa. Certamente, não existe pior desonra ao Céu do que esse padrão de comportamento. Deus não inocentará esse tipo de pessoas, pois elas causam um enorme prejuízo à obra de Deus. 

No decorrer da história, guerras santas, sacrifícios humanos, supostas bruxas queimadas nas fogueiras, homens torturados por sua fé e inúmeras atrocidades foram praticadas por pessoas que alegavam fazer isso para agradar ao Senhor. Eles tinham Deus nos lábios, mas o inimigo no coração. Esses fatos embasam argumentos utilizados por muitos neoateístas para desacreditar toda a religião. 

Entretanto, o Deus da Bíblia já havia assinalado em Seus mandamentos que pessoas que cometessem esses tipos de crimes não seriam deixadas impunes. O pior de todos os pecados é fazer o mal em nome de Deus. O Senhor não terá por inocente aqueles que ousam carregar o Seu nome, mas agem com a arrogância dos perversos. Ao enfrentar as lutas do dia de hoje, lembre-se de que você carrega em si o nome de Deus. Não faça isso em vão.