Terça-feira
21 de maio
MALHAR TRIGO
Então o Anjo do Senhor veio e sentou-Se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas. Juízes 6:11

Uma das coisas interessantes da Bíblia é o fato de Deus sempre incluir o ser humano em Seus planos. Ele está agindo em todos os lugares e de diferentes formas, mas o método no qual insiste é este: usar seres humanos, como eu e você. O chamado de Gideão ilustra a forma como Deus trabalha e descreve as características que Ele quer encontrar em Seus filhos. 

Depois de descrever o cenário político e social caótico no qual o povo de Israel se encontrava, o autor bíblico nos conta como aconteceu o encontro do Anjo do Senhor com o jovem Gideão. O texto simplesmente diz que ele “estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas”. Quantas reflexões essas poucas palavras nos despertam! Para mim, elas dizem que Gideão era corajoso, criativo e consistente. 

Ele poderia ter cruzado os braços e se unido àqueles que se escondiam dos ataques inimigos, mas a covardia disfarçada de prudência não fazia o tipo de Gideão. A comida estava acabando, e sua família precisava de sustento. Foi nessa hora que o corajoso Gideão se levantou. Isso não significa que ele não tinha medo. Coragem não significa ausência de medo. Coragem é a capacidade de agir apesar do medo. 

Era preciso malhar o trigo, mas não dava para fazer isso na eira – que era o local próprio para isso –, a céu aberto e com muito vento. Lá os midianitas facilmente o encontrariam e levariam embora o alimento. Por isso, Gideão foi para o lagar, que era o local onde se pisavam as uvas. No lagar não havia tanta luz nem vento, mas, pelo menos, ele não seria visto e poderia preservar os mantimentos. Gideão era criativo. Criatividade é encontrar um jeito diferente para fazer as mesmas coisas. 

Malhar trigo em uma eira já não era tarefa fácil. Fazer isso em um lugar sem luz e sem vento exigiria um esforço ainda maior. Levaria muitas horas, talvez dias e noites. Mas Gideão era consistente. Não fugia dos obstáculos. 

Penso que Deus continua buscando jovens assim para Seu serviço: corajosos, criativos e consistentes, dispostos a arregaçar as mangas e a não terceirizar responsabilidades. Ele pode contar com você também?