Sábado
19 de agosto
MANIAS
O céu e a terra passarão, mas as Minhas palavras jamais passarão. Mateus 24:35

Uma das grandes lições da vida é que as coisas passam. Desde objetos que usamos no dia a dia até alguns memes que viralizam na internet. Não importa se são coisas boas ou ruins, tudo é passageiro. Por exemplo, veja se você consegue se lembrar de algumas destas coisas: Kichute, ioiô, discman, tazo, Pokémon Go, spinner, pop-it, mola maluca, bichinho virtual, pirocóptero, Orkut, etc. Algum item dessa lista desperta em você alguma memória? 

Eu me lembro de que, há alguns anos, meus filhos choravam porque queriam um spinner que acendia a luz. Eu perguntava: “Mas por que vocês querem esse brinquedo?” E eles respondiam: “Porque todo mundo tem, e nós também queremos!” Você acha que eles deram uma boa resposta? 

As manias arrastam multidões. A maneira como essas tendências “pegam” tem se tornado, inclusive, objeto de pesquisa de estudiosos. Para Jonah Berger, professor de Marketing na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, existem seis fatores que levam um objeto ou conteúdo a se tornar “viral”: moeda social, gatilhos, emoção, público, valor prático e histórias. 

As pessoas tendem a falar mais sobre algo que as faz parecer melhores e mais espertas. Além disso, torna-se viral aquilo que nos faz sentir mais bem-dispostos, animados e inseridos em um contexto social. “Fazer o que todo mundo faz” dá uma sensação de normalidade e envolvimento em uma narrativa coletiva. 

Entretanto, não devemos nos esquecer de que essas ondas vêm e vão. Não é pecado comprar um objeto que muita gente esteja usando. Pecado é se apegar a um modismo contrário aos princípios descritos na Bíblia. O conselho de Paulo é infalível nesse caso: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Fp 4:8). 

Antes de se engajar em uma dessas febres modernas, analise se o tempo e os recursos empregados realmente valerão a pena. Não se esqueça de que todas essas coisas voarão como um pirocóptero. A única mania que vale a pena cultivar é ficar “colado” em Jesus. Esse Nome jamais passará!