A biologia é a ciência que estuda a vida. É uma ciência muito importante para o desenvolvimento da humanidade e que avançou muito nos últimos séculos. Porém, mesmo com todos os avanços (ou por causa deles), existe uma questão crucial que os biólogos ainda não conseguiram resolver: a definição de vida. Não existe um conceito apenas e não há um consenso entre os biólogos a respeito do que realmente seja a vida. Há uma série de características que são utilizadas para classificar um ser como vivo, mas, mesmo elas, são divergentes entre os cientistas.
O provérbio de hoje não define o que é a vida, mas nos diz do que ela depende do ponto de vista da espiritualidade humana. No texto, um pai usa três ordens para encorajar seu filho a permanecer no caminho correto e ter a vida preservada.
O primeiro imperativo é “apegue-se”. A palavra original também poderia ter sido traduzida como “agarre-se”. O sentido é segurar firme a sabedoria divina. É a ideia obstinada de não deixar a instrução divina ir embora de jeito nenhum. É como um atleta que se apega ao planejamento de sua dieta e seu treinamento. Ao se limitar ao máximo nesse plano, o atleta consegue correr livremente no dia da prova, sem obstáculos físicos para a vitória.
A segunda ordem de Davi a Salomão é “não a abandone”. A ideia original é o ato de abandonar uma atividade importante. O profeta Jeremias escreveu um texto que nos ajuda a compreender melhor essa recomendação: “Se um justo desviar-se de sua justiça e cometer pecado, ele morrerá por causa disso; por causa do pecado que cometeu morrerá” (Ezequiel 18:26). O conselho é: persista na atividade de ter cada vez mais sabedoria divina.
O terceiro imperativo é “guarda-a”. Essa recomendação sugere o cuidado que devemos ter em manter a sabedoria divina dentro de nós, alocada no profundo do coração, protegendo-a de ser contaminada com as mentiras de Satanás.
O resultado de atender a esses três imperativos é vida. Não somente no sentido terreno da palavra, mas, especialmente, no sentido eterno. A biologia vai continuar buscando uma definição para a vida. Mas você e eu já temos a fórmula para mantê-la conosco: apegar-se, não abandonar e guardar a Palavra de Deus. Assim, a vida, que é Jesus Cristo, estará para sempre com você e comigo.