Você já deve ter ouvido falar das ondas eletromagnéticas nas aulas de física ou ciências. Elas são responsáveis por muitos benefícios trazidos pela tecnologia; porém, há um problema surgindo no horizonte. A revista Superinteressante expôs a situação: “As ondas eletromagnéticas são tão comuns que normalmente ninguém se dá conta delas. […] Benéficas servas da humanidade, uma das marcas registradas do século 20, essas ondas estão agora sob a implacável luz de uma grave suspeita: mesmo nas fracas doses emitidas pela rede de distribuição de energia ou pelos eletrodomésticos, dos cobertores elétricos aos aparelhos de TV, dos secadores de cabelo às máquinas de café, elas poderiam causar câncer.”
Não existem estudos claros provando a relação entre essas ondas e o câncer; como prevenção, porém, o melhor a se fazer é ficar o mais longe possível delas. Se realmente essas ondas são prejudiciais, a única medida segura é a distância.
No entanto, é fato comprovado que há pessoas que liberam “ondas de tolice” para quem está a seu redor. Suas palavras são condutoras de coisas imorais e inúteis que não prejudicam apenas a elas, mas causarão um “câncer na alma” daqueles que dão atenção às suas palavras.
Não é pecado mantermos distância de pessoas que insistem em viver contra os princípios divinos; pelo contrário, estaremos seguindo uma clara recomendação bíblica exposta no provérbio de hoje. O que essas pessoas transmitem não adiciona nenhum tipo de conhecimento para o bem.
É lógico que não devemos nos isolar de pessoas que ainda não conhecem Jesus; devemos estar perto delas, tentando influenciá-las para o bem e pregando a Palavra de Deus a elas. Não é sobre pecadores comuns que o sábio está falando. O versículo de hoje se refere àqueles que já decidiram viver longe de Deus. Desses, mantenha distância!
Um dia, Deus separará definitivamente os salvos dos perdidos. Quando isso ocorrer, deixaremos de nos preocupar com quem nos relacionamos, pois todos seremos perfeitos.
Até a volta de Jesus, selecione bem seu grupo de amigos e fique longe de quem quer influenciar você para o mal. Nunca se esqueça de sempre estar bem perto daqueles que querem influenciar você para o bem e, acima de tudo, fique sempre bem próximo de Jesus Cristo.