Sem inteligência, sem ninguém que os guie, sem mapa e sem bússola, como é que os insetos conseguem encontrar seu caminho? A abelha exploradora vive à procura de lugares onde há flores. Sua missão é achar uma boa provisão de néctar, voltar à colmeia para avisar ao enxame e guiá-lo de volta ao alimento. Para fazer isso, ela precisa viajar quilômetros. Seu guia é a luz. As diversas posições que o Sol assume em relação à Terra ajudam a abelha exploradora a se orientar.
A libélula também se utiliza da visão para achar o caminho. Ela se aproveita das cerca de 28 mil lentes que lhe dão uma visão de 360 graus. Ela consegue ver ao mesmo tempo atrás, à frente e dos lados. A nitidez não é igual à da visão humana, mas é suficiente para ela. Por ser um inseto territorial, estabelece marcas que identificam sua área. Uma árvore ou uma pedra servem para estabelecer as fronteiras. Sua capacidade de enxergar tudo ao mesmo tempo é vital para evitar que outra libélula invada o território.
Já as formigas se guiam pelo cheiro. Sempre que saem, espalham os feromônios, um líquido que cria uma trilha cheirosa e facilmente reconhecível. Caso uma formiga deixe de sentir o cheiro do feromônio, fica confusa e começa a vaguear em círculos até morrer, de tão cansada.
Você e eu também temos um meio de nos orientar neste mundo, no caminho de volta para a casa do nosso Pai do Céu. É a Bíblia. Ela é uma revelação de Deus feita por Ele mesmo. Tem gente que gostaria de saber a cor de Deus, se Ele tem barba ou não tem, ou outras coisas, como: Se Deus sabia que o homem ia pecar, por que deixou? Em Sua palavra, Deus Se mostrou o suficiente para que possamos saber como Ele é: um Pai de amor. Mas só podemos conhecê-Lo à medida que Ele Se mostra para nós.
Leia sua Bíblia todos os dias, lembrando-se de que ela é a bússola de Deus para nos levar a Cristo. Ela não tem respostas para todas as perguntas, e o motivo é que Deus mandou que os profetas escrevessem apenas o que é necessário para nossa salvação. A Bíblia é a luz de nosso caminho, a bússola do Céu e o perfume de Cristo para não nos deixar errar a estrada de volta aos braços de Deus. Não saia de casa sem levá-la em seu coração.