Sexta-feira
24 de março
MÁQUINA DO TEMPO
Estas coisas aconteceram com eles para servir de exemplo e foram escritas como advertência a nós, para quem o fim dos tempos tem chegado. 1 Coríntios 10:11

Vamos supor que exista uma máquina do tempo capaz de transportar pessoas do passado para o ano de 2023. Quem você colocaria nessa máquina? Vamos imaginar algumas situações. 

Particularmente eu gostaria de ver a reação de alguns antediluvianos diante da situação do planeta. Imagino que estranhariam a poluição, o progresso científico, o tamanho das cidades e a ausência de vegetação. É possível que sentissem também a falta dos dinossauros e de outros animais. Por outro lado, acho que eles não se incomodariam com a imoralidade vigente e até ficariam empolgados com o fácil acesso à promiscuidade. 

O segundo grupo que eu traria seria composto por romanos que viviam no primeiro século. Imagino que eles frequentariam os estádios de futebol, as baladas e provariam todo tipo de culinária exótica. Afinal, as diversões e o “culto ao ventre” faziam parte da sua rotina. Ainda no roteiro, os romanos assistiriam a lutas de MMA, a fim de não perder o costume de consumir violência. 

O próximo grupo seria composto por valdenses, uma classe de cristãos do século 12 que amava as Escrituras e, por isso, sofreu intensa perseguição por parte da igreja romana. Muitos deles, inclusive, foram mortos por esconder Bíblias em suas casas. Imagino que os valdenses ficariam admirados com a grande quantidade de Bíblias disponíveis e igualmente com a falta de interesse das pessoas pelo estudo da Palavra de Deus. 

Por último, eu gostaria de ver a reação dos pioneiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia ao ver o progresso do movimento, após 160 anos da sua organização. Muitos ficariam impressionados com a quantidade de escolas, hospitais, editoras, centros de mídia e igrejas ao redor do mundo. Porém, acredito que eles ficariam preocupados com a mornidão e o despreparo de muitos irmãos com relação à volta de Jesus. 

E você? Quem gostaria que viajasse no tempo? Que aspectos positivos e negativos eles enxergariam em sua vida? Embora essa máquina do tempo não exista, hoje podemos olhar pelo “retrovisor” da história e aprender com os erros e acertos do passado.