Segunda-feira
17 de dezembro
Marinada em suas palavras
A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. Colossenses 4:6, ARA

Alguns anos atrás, tentei preparar meu primeiro prato vegetariano usando tofu. Isso era para acompanhar minha mudança de estilo de vida quanto a uma alimentação mais saudável. Com os outros pratos já encaminhados, apressadamente preparei o tofu acrescentando um pouco de sal, tempero natural e óleo de coco. O aroma era convidativo. Senti-me orgulhosa, ao colocar no prato um pouco do alimento preparado.

Sentei-me para comer, mas o primeiro bocado de tofu foi desagradável. O que dera errado? Fiquei desanimada. Será que eu conseguiria ir em frente com essa mudança de estilo de vida? Depois de consultar outras pessoas que haviam anteriormente me servido pratos suntuosos com tofu temperado, aprendi o segredo de acrescentar sabor a esse macio substituto da carne, com alto teor de proteína: marinada! O tofu é algo parecido com uma esponja; não tem sabor. Para obter os melhores resultados, é necessário deixá-lo de molho. Com o passar dos anos, aprendi vários métodos de preparo do tofu, e todos ajudavam a realçar o produto final. Há pouco tempo conheci o tofu temperado, que torna mais fácil a vida de uma cozinheira vegetariana ocupada.

Não só aprendi uma lição prática sobre o preparo do tofu, mas também, em retrospectiva, percebo que o tofu às vezes se parece com a nossa vida cristã. Como é que podemos provar e ver “como o Senhor é bom”, se não passamos algum tempo de molho em Sua Palavra (Salmo 34:8)? Não podemos ler apressadamente Suas palavras e negligenciar o relacionamento com Ele, achando que podemos esperar até o último minuto para temperar a vida com a Sua graça. Está chegando o dia em que todas teremos que passar pelo “caldeirão” das aflições. Algumas de nós já passaram por provações. Elas nos fizeram entender que somente por meio de uma fé constante na Palavra de Deus e de tempo passado com Ele em oração e estudo – o processo da marinada – podemos permanecer encorajadas e fiéis.

Por Sua misericórdia, Deus nos deu informações suficientes quanto a nos tornarmos temperadas em Sua Palavra e por meio dela, preparadas para partilhá-la com outros enquanto nos preparamos para o segundo advento. Passemos tempo com a Palavra de Deus, em oração, a fim de levarmos Seu sabor salvífico àqueles que nos rodeiam.

Racquel Boswell