Ninguém pode dar o que não tem. Só pode ajudar alguém efetivamente quem está em condições de fazer isso. Uma recorrente orientação das tripulações em viagens aéreas nos lembra dessa realidade. “Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Coloque primeiro a sua e só depois auxilie quem estiver ao seu lado.”
Na vida espiritual, as coisas funcionam assim também. Vivemos em um mundo turbulento. O Comandante estabeleceu um plano de salvação para todos. É preciso seguir as orientações da tripulação celestial. Muitos, porém, nunca as ouviram ou acreditam que não precisam delas. Asfixiam-se no pecado e não conseguem usar a máscara da salvação. Quem poderá ajudá-los?
Pela graça de Deus, existem pessoas que abraçaram o evangelho e estão respirando os ares do Céu. Essas pessoas colocaram a máscara de oxigênio de Deus. Por isso, estão em condições de ser instrumentos de salvação.
Abençoados pelo plano de Jesus, podemos abençoar aqueles que estão sofrendo sem Deus. Quando desenvolvemos as virtudes do Espírito Santo, nossa vida passa a ser um canal de bênçãos para os outros. O amor, a bondade e a paz, entre outras bênçãos, fluem de nós e oxigenam quem está à nossa volta.
Não é possível ajudar as pessoas sem que essa ajuda não tenha nos alcançado antes. Jesus ensinou essa verdade ao orientar os discípulos antes de Sua partida: “Eu lhes envio a promessa de Meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto” (Lc 24:49). Em outras palavras, a orientação foi: “Vocês vão fazer grandes coisas, mas não saiam para a missão antes da comunhão. O poder não é de vocês. Sem Mim, vocês não poderão fazer nada.”
Os discípulos Lhe obedeceram. Buscaram a presença de Deus e, no dia de Pentecostes, foram batizados com o poder do Espírito Santo. A partir desse ponto, estavam prontos para mudar o mundo. Deus soprou sobre eles, e assim puderam ajudar os outros a encontrar o oxigênio do Céu.
Faça da Palavra de Deus sua fonte de poder. Conectado a Cristo, você será fortalecido e terá condições de ajudar quem está ao seu lado. Não tenha medo das turbulências. Com o oxigênio do Espírito Santo, em breve você chegará ao destino dos salvos.