Quinta-feira
24 de abril
MATURIDADE
Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no devido tempo. 1 Pedro 5:6

Na vida, existe um tempo oportuno para todas as coisas. O agricultor planta e aguarda o momento certo de amadurecimento para colher o que plantou. O estudante se prepara e ingressa na faculdade para estar apto a assumir as responsabilidades profissionais. Um casal de namorados espera o tempo necessário para se conhecer e, então, se casar. Todos esses exemplos envolvem um tempo de amadurecimento, ou seja, o período de desenvolvimento necessário para atingir determinado fim.

O verso de hoje fala de um tempo adequado para o indivíduo ser exaltado por Deus. Como nos exemplos acima, também há um tempo de preparação necessário para que isso aconteça.

Um antídoto contra a ansiedade espiritual é entender que o momento certo é determinado por Deus, que nunca Se esquece nem Se atrasa. O tempo de espera é um instrumento de aperfeiçoamento, no qual passamos por experiências que nos habilitarão a receber a bênção de Deus. De fato, a maturidade não é alcançada pela idade, mas por meio do aprendizado. Penso que Deus também enxerga dessa forma e, como um professor sábio, frequentemente insiste em repetir a lição até que aprendamos o que é necessário para nosso amadurecimento.

Aprender a lição da humildade é necessário para que, ao receber a bênção, reconheçamos que toda a honra pela vitória pertence a Deus e não a qualquer esforço nosso. Esse é um sinal de maturidade espiritual.

Os patriarcas que foram exaltados por Deus tiveram de se submeter antes de alcançar a bênção. Abraão teve que confiar no discernimento divino e prosseguir pacientemente em sua jornada antes de ver o princípio da promessa do descendente. Moisés precisou deixar o palácio e permanecer por 40 anos como um simples pastor no deserto antes de ver a promessa de libertação de seu povo se tornar realidade.

Embora as experiências sejam diferentes, o caminho proposto por Deus é o mesmo para todos os Seus filhos. Primeiro é preciso estar preparado para então receber a bênção. Aproveite o tempo de espera e permita que Cristo molde você.