Precisamos alimentar a nossa mente com a Palavra de Deus e tirar o melhor proveito dela. Martinho Lutero disse: “Estudo minha Bíblia do mesmo modo que colho maçãs. Primeiramente, chacoalho a árvore toda, de forma que os frutos mais maduros caiam. Depois, chacoalho cada galho e, quando já chacoalhei todos os galhos, chacoalho cada ramo e cada ramificação. Então olho embaixo de cada folha.”
É importante conhecer a Bíblia toda, mas também precisamos permitir que Deus escolha um verso, um pensamento, uma ideia que vai nos impressionar. Anote essa ideia e pense nisso o dia todo. Isso se chama meditação.
O Senhor nos deu 24 horas por dia. A seguir, um modelo comum de distribuição do tempo diário: oito horas para dormir; duas para necessidades básicas, como tomar banho, escovar os dentes e se alimentar; oito para trabalho ou estudo; duas para o trânsito; duas para conversar e ler; duas para recreação e esporte.
Conforme se vê no exemplo acima, muitas pessoas gastam suas 24 horas com atividades absolutamente terrenas. No geral, os jovens dedicam um tempo maior aos esportes e à internet. O problema não está em nossos planos de atividades, mas no que está ocupando o coração e a mente.
Quando passamos uma semana inteira de atividades sem investir sequer dez minutos pensando no que é eterno, concluímos que temos uma dificuldade enorme de concentração em assuntos espirituais. Alguns chegam a ficar semanas, meses, sem dispor de cinco minutos para pensar em Deus.
O significado literal de meditação é “trazer à tona novamente”. O termo hebraico empregado no Salmo 1, traduzido como “meditar”, evoca a imagem de um boi ruminando. No sentido bíblico, meditação significa viver pensando na Palavra e permitir que ela blinde nosso ser das influências pecaminosas. Você pode ouvir, ler, memorizar e estudar as Escrituras, mas isso não significa que você tenha meditado nelas. Alguns cristãos conhecem a Bíblia de capa a capa, mas não centralizam seus pensamentos no que é certo. Muita gente lê a Bíblia como se tivesse a obrigação de tirar nota 10 para ser admitido no Céu. Não faça isso.
Medite na Palavra de Deus e permita que a verdade revelada seja implantada no coração. Procure aplicá-la em sua vida até que ela penetre no mais íntimo de seu ser.