Quinta-feira
14 de março
Medo e amor
No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1 João 4:18

Muitas vidas interagiram com a minha porque atendo à nossa comunidade como terapeuta familiar. Cada pessoa que passa pela minha porta traz uma nova situação que ilustra os princípios de Deus e determina os resultados de nossas ações. O texto de hoje apresenta a melhor fórmula para os desafios de viver com outros seres humanos, porque conflitos, vícios, ansiedade, depressão, anorexia, desafios parentais, sofrimento, fobias e desesperança, todos têm uma ameaça central: o medo.

Como a vida ensina princípios para orientar nossas escolhas e comportamentos, um princípio parece estar no cerne. Todo o comportamento surge do medo ou do amor. Como uma balança, alternamos entre os dois com regularidade frustrante. As crianças agem a partir do medo porque não querem perder o relacionamento seguro que vivenciam com pais amorosos e coerentes. Castigos, ameaças, ser ignorado, críticas, privações e abusos torturam a criança com desespero, desamparo e medo. Os pensamentos sobre o possível abandono fazem com que os humanos ajam de maneira assustadora. Nós nos tornamos resistentes, desobedientes e desafiadores, e contaminamos aqueles que nos rodeiam com o veneno do medo.

O amor de Deus é um modelo perfeito para lidarmos uns com os outros. Nossa compreensão do medo que o outro tem, gera amor. O medo é interrompido. Os comportamentos dos que nos rodeiam começam a refletir o amor. É bem simples! O amor de Deus é transformador! Se queremos estar rodeados de pessoas amorosas, procuremos entender o medo por trás de suas ações e palavras. Expressar o nosso novo entendimento passa a preenchê-los com o amor e a confiança que Deus oferece. Eles acham mais fácil compreender que Deus os ama. Esse conceito é muito simples e está no centro do plano de salvação de Deus. Ele entende nosso medo de separação Dele por toda a eternidade. Ele providenciou um meio de salvação para cada um de nós. O nosso trabalho é “aceitar”, sentir o Seu completo entendimento e aceitação a nosso respeito. Deixar que o amor de Deus exclua o medo que reside em nosso coração nos permite vivenciar o gosto do Céu aqui na Terra!

Minha oração é que você experimente a paz e a alegria que vêm de saber, com certeza, que você é compreendida e muito amada. Não seria maravilhoso contagiar o mundo com amor e compreensão e eliminar o medo?

Arlene West McFarland