Quinta-feira
03 de fevereiro
Melhor não saber
A religião pura e sem mácula para com o nosso Deus e Pai é esta: [...] guardar-se incontaminado do mundo. Tiago 1:27, NAA

Nenhum conhecimento é neutro. O que sabemos ou ignoramos é quase sempre muito revelador. Evidencia nossos interesses, relacionamentos e experiências. Mostra quem somos. Por exemplo, se você conhece detalhes da vida profissional de alguém, imagino que seja um colega de trabalho dele, um parente, amigo ou alguém que quer contratá-lo. Segundo exemplo: Se uma pessoa souber o nome de seu animal de estimação, ela deve ser próxima a você, talvez tenha ouvido você mencionar o nome ou quem sabe seja o veterinário! Entendeu? Todo conhecimento traz uma história.

Por essa razão, há certas coisas que, se soubermos, podem nos comprometer. Tem música, jargão, costume e palavrão que você não conhecerá a menos que viva ou tenha vivido em ambientes tóxicos. Deus é o único ser no Universo capaz de conhecer todas as coisas sem Se contaminar com o que é ruim (Sl 139:12). Por isso, às vezes, é melhor não saber, não perguntar, não investigar, não descobrir. Obviamente não se trata de ficar passivo, mas de seguir o modelo de Cristo! Ele foi criado em Nazaré, mas não estava familiarizado com a maldade praticada ali. Ele Se manteve limpo em um ambiente impuro à semelhança das pétalas da vitória-régia, que são brancas embora as raízes toquem o lodo no fundo do brejo.

Certa vez, um membro da igreja contou que, antes de se converter, tinha sido iniciado no crime. Então perguntou ao ancião: “E o senhor, nunca tentou roubar?” A resposta foi imediata: “Nunca tive nem a coragem, nem o desejo, nem a habilidade para fazer isso. Portanto, não. Eu teria fracassado!” Agora reflita comigo: Uma pessoa que vivenciou a experiência da conversão sente saudade ou orgulho dos pecados que cometeu? Não. São águas passadas. Infelizmente, muitos destroem a si mesmos porque alimentam o mal como quem cuida de um bichinho de estimação. Será que a habilidade e a coragem para praticar o que não presta são dignas de admiração e louvor?

Deus não criou você nem para ser temido, nem para ser aplaudido pelo que sabe ou faz, mas para seguir os passos Daquele que pode dar a você o equilíbrio e o poder necessários para ser feliz. A Ele, sim, vale a pena conhecer. Aceita o desafio?