Quarta-feira
19 de janeiro
Melhore minha visão, Senhor
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Depois de dizer isso, Jesus cuspiu na terra, fez lama com a saliva e com a lama untou os olhos do cego. Então disse ao cego: — Vá lavar-se no tanque de Siloé. Siloé quer dizer “Enviado”. O cego foi, lavou-se e voltou vendo. João 9:5-7

O envelhecimento é um processo interessante. Todos nós o experimentaremos se vivermos o suficiente. À medida que me aproximo do meu aniversário de 60 anos, percebo que comecei a usar um novo par de “óculos”. Vejo a vida de modo bastante diferente de quando eu era mais jovem. Cada idade é maravilhosa se pararmos para pensar sobre isso. É quando estamos perto do fim da vida — o tempo, é claro, é desconhecido para todos nós — que percebemos o que realmente é importante e o que é insignificante; o que é importante ou não, e como faríamos as coisas de modo diferente se pudéssemos. E a mais triste e valiosa de todas as descobertas é que não podemos voltar no tempo e mudar nada disso.

Amo o provérbio: “Ontem é história, amanhã é um mistério, hoje é uma dádiva — por isso que é chamado de presente.”

Tudo o que realmente temos é o momento, o tempo no qual estamos vivendo. Olharíamos para a vida de modo diferente, gerenciaríamos nossos relacionamentos diferentemente, se nos tornássemos agora continuamente conscientes desse fato? Possivelmente. Talvez a descoberta mais impactante é que nosso Senhor está sempre consciente do nosso estado presente e da nossa grande necessidade de amadurecimento por meio do nosso relacionamento com Ele. Todos nós temos um grave “problema eu”, o qual só pode ser curado pelo uso de lentes corretivas. E o único remédio é colocar os “óculos de Deus”. Como diz o Salmo 27:13: “Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes” (ACF). Ele é o único que nos prometeu visão e um futuro.

O homem que era cego de nascença e foi curado por Cristo experimentou essa cura. Ele não somente passou a ver pela primeira vez na vida, mas sempre atribuiria sua visão, tanto física quanto espiritual, a Cristo. Ele descobriu o fato maravilhoso de que somente Deus pode nos habilitar a genuinamente ver. A Bíblia não nos fala o que o homem curado fez com seu presente incrível, mas certamente sei que podemos experimentar a mesma coisa diariamente, a cada momento. Fico feliz com a perspectiva de uma visão melhor!

Joan Green