Quinta-feira
20 de julho
Melhores amigas
Há amigo mais chegado que um irmão. Provérbios 18:24

Minha vizinha e amiga, Sandy, mudou-se ano passado. Porém, ela veio passar uns dias em nossa casa enquanto terminava algumas coisas. Estávamos muito felizes por estarmos juntas em minha cozinha preparando o jantar.

Por mais de quinze anos, Sandy e eu passamos muitas horas na cozinha dela e na minha, preparando alimentos, compartilhando comidas gostosas e nos divertindo. Nós duas gostamos de cozinhar e de testar novas receitas, principalmente aquelas que têm ingredientes desconhecidos ou que nunca usamos.

Enquanto preparávamos o jantar, lembrei-me de que uma das coisas mais legais desses momentos juntas é que Sandy sabe exatamente onde ficam todas as coisas na minha cozinha. Não preciso dizer onde fica o papel-alumínio ou as facas. Ela sabe em que gaveta estão os talheres e qual é o armário onde estão as saladeiras. Isso torna a experiência ainda mais fácil e agradável.

Em todos esses anos, seja descascando batatas ou aperfeiçoando um molho, compartilhamos muitas coisas: nossas alegrias, nossos medos em relação aos filhos e netos, nossa dedicação ao trabalho voluntário e até memórias de infância. Mesmo ficando sem ver Sandy por algum tempo, nós logo conseguimos colocar a conversa em dia, porque nos conhecemos muito bem.

Como seres humanos, é muito importante para nosso bem-estar saber que somos conhecidas, que alguém nos entende muito bem e nos aceita como somos. Sem esse tipo de aceitação, sentimo-nos isoladas e sozinhas.

Somos programadas para ser seres sociais, por isso não é nenhuma surpresa que os relacionamentos sejam um dos componentes mais importantes da nossa vida. Mas, por mais que nossos amigos aqui na Terra sejam maravilhosos, Jesus quer ser o nosso melhor Amigo. Ele Se oferece para ser nosso confidente e já sabe tudo sobre nós.

Em 1 Coríntios 13:12, Paulo nos diz: “Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus” (NTLH, ênfase acrescentada). Que alegria!

Jesus nos conhece perfeitamente, completamente. E ainda assim Ele quer ser nosso Amigo por toda a eternidade!

{ Linda Nottingham }