Segunda-feira
27 de janeiro
MEMÓRIAS DE ESPERANÇA
Quero trazer à memória o que pode me dar esperança. Lamentações 3:21, NAA

No começo de 2020, o mundo acompanhou as notícias vindas da China, onde foi identificado um novo tipo de coronavírus. A Covid-19, como ficou conhecida a doença causada por esse vírus, rapidamente se espalhou pelo mundo e se tornou a principal causa da mais profunda crise social, econômica e sanitária desta geração. 

Na tentativa de enfrentar a pandemia, vimos lockdowns serem decretados por todo o mundo. Comércios, escolas e igrejas foram fechados, e a circulação de pessoas, restringida. Imagens de hospitais e cemitérios lotados se tornaram comuns. Dados mais recentes mostram que cerca de 765 milhões de pessoas foram infectadas e quase 7 milhões de pessoas morreram. Se pudéssemos resumir, usaríamos as palavras crise e sofrimento. 

Quando Jeremias tentou buscar em sua memória aquilo que poderia lhe dar esperança, seu contexto também era de uma profunda crise. Após 18 meses do terrível cerco babilônico, Jerusalém havia sido completamente destruída. Sentado sobre as ruínas do templo, Jeremias viu a fome, a doença, os mortos espalhados pelas ruas e os poucos sobreviventes perambulando. 

A missão de sua vida havia sido alertar o povo de modo que voltasse para Deus e evitasse o juízo. O livro recebe o nome de Lamentações de Jeremias, pois é possível perceber as lágrimas do escritor. Seu espírito estava tão dolorido que ele chegou a afirmar: “Não tenho mais forças. A minha esperança no Senhor acabou” (Lm 3:18, NAA). Entretanto, apenas dois versos separam essa declaração do verso principal de hoje, no qual ele afirma: “Quero trazer à memória o que pode me dar esperança (NAA).” 

Jeremias nos ensina que não precisamos mascarar nossos sentimentos diante de Deus. Se você está sofrendo, chore. Se tem algo machucando você, fale sobre isso. Abra o coração a Deus e peça a Ele que olhe para sua aflição. Ao mesmo tempo, peça a Deus que lhe dê sensibilidade em relação à dor do outro. De alguma forma, a covid nos ensinou que o problema de um afeta a todos. 

Se neste dia você atravessa uma crise ou um grande sofrimento, posso afirmar com convicção que o mesmo Espírito que falou com Jeremias quer falar com você e lhe trazer memórias que lhe deem esperança.