Como princípio fundamental de toda a educação, deve-se ensinar à juventude que as leis da natureza são as leis de Deus, verdadeiramente tão divinas como os preceitos do Decálogo. Deus escreveu sobre cada nervo, músculo ou fibra do corpo as leis que governam o nosso organismo. Cada violação descuidada ou negligente dessas leis constitui um pecado contra o nosso Criador. […]
É necessário que se dê ênfase à influência da mente sobre o corpo, e vice- versa. A energia elétrica do cérebro, estimulada pela atividade mental, vivifica o organismo todo, e assim é de inestimável auxílio na resistência às doenças. Isso deve ficar claro. A força de vontade e a importância do domínio próprio, tanto na preservação quanto na recuperação da saúde; o efeito deprimente e mesmo destrutivo da ira, do descontentamento, do egoísmo e da impureza; e, de outro lado, o maravilhoso poder vivificante que se encontra em um bom ânimo, altruísmo, gratidão também devem ser apresentados.
Há nas Escrituras uma verdade fisiológica, verdade essa que precisamos considerar: “O coração alegre é bom remédio” (Pv 17:22). […]
Os jovens necessitam compreender a profunda verdade que constitui a base da declaração bíblica de que em Deus está “o manancial da vida” (Sl 36:9). Ele é não somente o originador de todas as coisas, mas é a vida de tudo que vive. É Sua vida que recebemos na luz solar, no ar puro e agradável, no alimento que constrói nosso corpo e sustenta nossa força. É pela Sua vida que existimos, hora após hora, momento após momento. A menos que estejam pervertidos pelo pecado, todos os Seus dons tendem a dar vida, saúde e alegria.
“Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo” (Ec 3:11); e a verdadeira beleza se consegue, não deslustrando a obra de Deus, mas colocando-se em harmonia com as leis dAquele que criou todas as coisas e que tem prazer em sua formosura e perfeição.
Ao ser estudado o mecanismo do corpo, deve se dar atenção à sua maravilhosa adaptação para várias finalidades, à ação harmoniosa e à interdependência dos vários órgãos. Despertando-se dessa maneira o interesse do estudante e, sendo ele levado a ver a importância do conhecimento do corpo, muito poderá ser feito pelo professor a fim de conseguir o desenvolvimento adequado e hábitos corretos (Educação, p. 196-198).