Sexta-feira
05 de fevereiro
Meu maior inimigo
Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. Romanos 7:15

Floyd Patterson foi o primeiro pugilista bicampeão mundial de boxe e alguém que lutou contra a segregação racial americana. Era cordial e não se regozijava com o infortúnio, mesmo de um inimigo. Foi chamado Freud Patterson por causa das lutas contra si mesmo.

Perder uma luta no boxe, para ele, era doloroso, humilhante e insuportável. Antes das lutas, já reservava planos de fuga, barba e bigode postiços, para não encarar as pessoas, caso perdesse.

Na primeira e memorável luta contra Sonny Liston, em dois minutos e seis segundos, Floyd perdeu por nocaute. Pouco depois, estava com seu disfarce no aeroporto de Idlewild, em Nova York. Em Madri, registrado no hotel com outro nome, andava disfarçado pelos bairros pobres, com uma bengala, fingindo mancar. Fazia a maioria das refeições no quarto. Na única vez em que foi ao restaurante, pediu sopa, embora odiasse, para combinar com seu disfarce de idoso.

Anos depois, Patterson disse: “A gente precisa entender o que leva um homem a fazer coisas assim. Mas creio que dentro de mim, dentro de cada ser humano, há uma certa fraqueza que se revela melhor quando a gente está sozinho. E eu consegui entender parte dos motivos que me levam a fazer o que faço, e não posso vencer aquele sujeito eu mesmo porque sou um covarde.”

Floyd Patterson sentia-se covarde. Quem já não se envergonhou ao confrontar as próprias fraquezas, não é mesmo?

Como cristãs, temos uma desafiante luta interior: somos imperfeitas e desejamos ser diferentes.

Se não existisse um modelo a seguir, não haveria certo nem errado, e qualquer comportamento seria aceitável. Mas existe uma lei que nos mostra os erros.

Precisamos reconhecer nossa natureza pecaminosa, cujo preço é a morte eterna. Mas também lembrar que esse preço foi pago! Temos que aceitá-lo e tomar posse de Sua natureza à nossa disposição. Cristo! Essa é a nossa única solução! Quanto mais contemplarmos Aquele que nos deu a vitória, mais próximas estaremos daquilo que desejamos ser: iguais a Ele.

Como você lida com seu maior inimigo? Apodere-se hoje da vitória garantida na cruz!