Certo dia, Luíza, a filha de sete anos de idade de uma querida amiga de infância, sentou-se ao meu lado e pediu que eu lhe contasse uma história. Li para ela a história de Amy Carmichael, missionária cristã que cuidava de órfãos e pregava sobre Jesus na Índia.
Quando terminei de ler a história, disse a Luíza que Deus tinha um propósito para a vida de Amy da mesma forma como Ele tem um propósito especial para cada uma de nós. Com os olhos brilhantes, Luíza me olhou e perguntou: “E qual é o meu propósito?”
Eu não tinha pistas a respeito do propósito de Deus para a vida daquela criança, e lhe disse que, possivelmente, seu propósito tivesse que ver com algo que ela gostava de fazer – como distribuir livros sobre Jesus. Desapontada, Luíza perguntou: “É isso? É esse o meu propósito? Só isso?”
Sua reação espontânea e sua disposição de fazer coisas mais difíceis para Deus me tocaram. Garanti a ela que, um dia, Deus revelaria completamente Seus propósitos para a vida dela. Desde então, tenho orado para que Deus honre a fé dessa menininha e, algum dia, torne conhecido para ela o Seu plano. Estou certa de que ela o cumprirá de todo o coração.
Isso me faz pensar naqueles que passam uma vida inteira estudando, sonhando, trabalhando, divertindo-se e vivendo sua rotina, mas sem realmente dedicar tempo para examinar se estão cumprindo propósitos específicos de Deus para a sua vida. Não me refiro simplesmente ao trabalho que fazemos nos ministérios da nossa igreja. Minha pergunta é: Estamos realmente pedindo a Deus que nos ajude a enxergar o quadro completo, Seu sonho para a nossa vida?
A rainha Ester orou e jejuou antes que Deus revelasse mais pormenores acerca do Seu propósito para a vida dela. Quando teve certeza da vontade de Deus, ela encontrou a coragem de concretizar esse propósito, embora isso significasse arriscar a própria vida. Amy Carmichael fez a mesma coisa. E assim podemos fazer, você e eu.
Como a pequena Luíza, desejo cumprir o propósito de Deus para mim, mais do que qualquer coisa. E quanto a você? Está disposta, hoje, a buscar o Seu propósito para você e depois – por Sua graça e na Sua força – cumpri-lo?
Kênia Kopitar