Minha mãe e meu irmão de nove anos de idade assistiram a uma assembleia mundial da igreja, vários anos atrás. Enquanto estavam lá, meu irmão precisou usar o sanitário. Mamãe não podia mais levá-lo consigo para o toalete das mulheres; por isso, meu irmão foi para o dos homens com instruções estritas de se encontrar com mamãe do lado de fora. Depois de esperar fora do sanitário e ver homens entrando e saindo – sem sinal do meu irmãozinho –, ela ficou preocupada. Aproximou-se de um senhor e perguntou se ele havia visto um garoto no sanitário. “Sim”, respondeu ele. “Parece que ele vai sair logo.” Mamãe continuou esperando, mas ainda não havia sinal do meu irmão. De repente, ela disparou para dentro do sanitário masculino e encontrou meu irmão brincando com a água da pia. Naturalmente, ordenou que ele a acompanhasse, e ficou também muito aliviada por ele estar bem. Posteriormente, mamãe me contou que, enquanto decidia, em oração, se entrava ou não no sanitário masculino, ela sentira uma “força” que a levou a entrar em busca do seu garoto.
A história da minha mãe me fez perguntar: Não deveríamos nós também permitir que a “força” do Espírito Santo oriente nossa caminhada com o Senhor? Nós O buscamos em cada situação da vida?
Sei que eu tenho uma inclinação, uma tendência, de reagir de modo impulsivo diante das situações. Mas, quando permito que o Espírito Santo seja a força motriz em minha vida, tenho uma inclinação espiritual. Em vez de reagir, posso responder com fé, repousando na sabedoria de Deus. “O próprio espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com Ele sofremos, também com Ele seremos glorificados” (Romanos 8:16, 17, ARA).
Em outras palavras, já que sou filha de Deus, Seu Espírito está dentro de mim e me atrai continuamente para mais perto Dele. Tenho direito a tudo o que Ele tem – e a tudo o que Ele é – porque Ele morreu por mim. O salmista escreve: “Os que conhecem o Teu nome confiam em Ti, pois Tu, Senhor, jamais abandonas os que Te buscam” (Salmo 9:10).
Oro para que todas nós continuemos aprendendo a andar com uma inclinação espiritual. Ao fazer isso, seguiremos a orientação do Espírito e buscaremos a Deus e Seu auxílio em toda ocasião de necessidade.
Margo Peterson