Você já se empenhou em alguma mudança de hábitos ou qualquer projeto e, depois de um esforço, sentiu-se desanimada por achar que fosse impossível? As estatísticas indicam que apenas 8% dos grandes projetos propostos são realizados.
Stephen Guise, em sua obra Mini-hábitos: Hábitos Menores, Maiores Resultados, partilha a experiência de começar uma rotina de exercícios. Pensar em fazer 50 flexões e 100 abdominais o paralisava. Um dia, refletiu: “Fazer 50 flexões, para mim, é como subir o Everest. E se eu pensar diferente?” E concluiu: “Uma única flexão eu consigo, sem resistência”. E conseguiu, comprovando a força dos mini-hábitos.
Com isso, sugeriu abandonar projetos grandes e se concentrar em pequenos passos por vez. Para ele, ter boas intenções ou pensar grande não basta, pois pode gerar desmotivação em lugar de motivação e concretização do objetivo. Se pensarmos em passos muito distantes, não daremos o primeiro.
Uma flexão, em vez de 50; escrever um parágrafo, em vez de um capítulo; ler uma página, em vez de 30 são ações praticáveis aqui e agora.
O verso de hoje nos chama a ser perfeitas. A palavra perfeito, do grego teleios, significa plenamente desenvolvido, completo. A ideia de perfeição, assim, é funcional. “Sejam perfeitos” implica estar no processo de amadurecimento, na direção do crescimento, a caminho do grande referencial.
Na maioria dos dias, quando Guise começou a treinar o mini-hábito da única flexão, acabava fazendo mais de uma flexão. Às vezes fazia cinquenta. Quando não se sentia tão motivado, ao menos fazia uma única flexão. Esta é a ideia: para estar na direção da meta, substituiremos doses exageradas por doses menores, que aumentarão com o tempo.
Estamos iniciando um novo ano. Quais hábitos você pretende desenvolver na caminhada espiritual? Como anda a comunhão diária com Deus, o combate aos pensamentos negativos, o cuidado com a saúde? Talvez a prática de alguns hábitos pareça difícil. Que tal experimentá-los em doses menores? Se não consegue dedicar uma hora ao dia à comunhão, comece com alguns minutos. Se ler um capítulo da Bíblia ao dia é impossível, comece com alguns versos. Se não consegue beber seis copos de água, comece com apenas um ao dia.
Pense no primeiro passo que pode dar hoje. Apenas uma flexão?