Os micro-organismos são seres muito pequenos, presentes em todos os lugares de nosso planeta. Os pesquisadores calculam que um grama de terra contém entre um a dez bilhões de seres em constante atividade química. Muitos são extremamente nocivos, mas há também os que ajudam os seres humanos:
Médicos – Diversas bactérias transplantam genes e remédios de um organismo para outro. Agem como cirurgiões invisíveis, levando saúde a órgãos doentes.
Químicos – Vitaminas, hormônios e antibióticos são produzidos com ajuda de micro-organismos. Cerca de 75% dos antibióticos conhecidos têm origem em algum ser minúsculo.
Garimpeiros – Onde as técnicas convencionais de garimpo não têm mais o que fazer, as bactérias absorvem ouro, cobre e urânio. Um milhão de bactérias absorve um grama de minério.
Garis – Algumas bactérias são especialistas em purificação de água e degradação de lixo industrial e doméstico.
Eletricistas – Um gerador movido a bactérias especializadas em degradar açúcar, foi capaz de gerar um megawatt de potência. O gerador continha dez toneladas de micróbios alimentados com 200 quilos de açúcar por hora.
Lavradores – Certos fungos protegem as plantas, pois algumas bactérias que vivem nas raízes sugam o nitrogênio do ar e o transferem para elas.
Cozinheiros – Iogurte, pão, queijos e ração para animais fazem parte do cardápio produzido com a ajuda de fungos e bactérias.
Apesar de microscópicos, esses bichinhos são quase onipresentes em nossa vida. Os micróbios são pequenos em tamanho e grandes em quantidade. O povo de Deus sempre foi pequeno em quantidade, mas grande em realizações. Abraão era um só, mas fundou uma grande nação; com um cajado na mão, Moisés tirou o povo de Israel do Egito. Os doze apóstolos espalharam a mensagem da salvação pelo mundo todo e Martinho Lutero enfrentou a fúria da Igreja medieval para dar a Bíblia ao mundo.
O mesmo Deus de Abraão, de Moisés, de Lutero e dos apóstolos, continuará fazendo grandes coisas por meio de Seu povo. Do povo ao qual você e eu pertencemos. Fique à disposição de Deus mesmo que você se sinta muito pequeno, porque o menor entre nós, nas mãos Dele, é como se fosse mil.