Quarta-feira
16 de setembro
Ministério
Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine. Romanos 12:7

Toda pessoa salva por Jesus deve ter um ministério pessoal. Ministério? Mas isso não é só para pastores? Não. Ministério é algo que todo cristão deve exercer por amor a Jesus. A palavra ministro provém de um termo latino que significa “servo”. Ministério significa que você vai servir aos outros com os dons e habilidades que Deus lhe concedeu.

Você não precisa de um ministério em tempo integral. Em realidade, isso é a exceção, não a regra. Os pastores são chamados para ajudar e orientar os membros da igreja no exercício de seu ministério.

Então, o que é ministério? É a tarefa específica para a qual você é chamado por Deus tanto na edificação do corpo de Cristo como na evangelização. Pode ser ensinar crianças, dar estudos bíblicos, atuar em Clubes de Aventureiros e Desbravadores ou qualquer outra função no corpo de Cristo.

Você somente pode exercer um ministério quando seu relacionamento com Cristo, família e trabalho estiverem equilibrados. Primeiro, sua vida deve estar centrada em Cristo, deve crescer espiritualmente e sujeitar-se a Seu senhorio. Qualquer ministério é apenas uma resposta ao relacionamento que a pessoa mantém com Deus. Sem uma vivência com Ele, o ministério se tornará formal e não passará de atividades e planos vazios.

Segundo, sua base familiar deve dar sustentação a seu ministério. Se você é o único adventista da família, seus parentes devem ser levados por suas atitudes a sentirem honra por sua dedicação ao serviço de Deus.

Terceiro, você precisa pregar inclusive pela forma como desempenha sua atividade profissional. O compromisso no cumprimento dos horários, a responsabilidade na execução de suas tarefas e a qualidade de seus serviços são poderosas ferramentas de testemunho. A igreja jamais deve ser usada como desculpa para o descumprimento de algum dever no trabalho. Obviamente isso não inclui quebra de mandamentos.

Nem todos podem pregar no púlpito ou liderar departamentos na igreja. Mas há muitas oportunidades vitais e serviços essenciais que a maioria das pessoas pode realizar nos bastidores. Parafraseando John Kennedy, “você não deve perguntar o que a igreja está fazendo por você; deve perguntar o que você pode fazer pela igreja”. Identifique seu ministério e realize-o para a glória de Deus.