A viagem a Galápagos foi uma das mais incríveis que fiz com o quarteto Arautos do Rei. O arquipélago é formado por dezenas de ilhas, grandes e pequenas, todas formadas por rochas vulcânicas. Algumas são habitadas por pessoas e outras só por animais. Galápagos fica a cerca de mil quilômetros do continente sul-americano e pertence ao Equador.
Já no avião, percebi a importância daquele lugar pela variedade de turistas de diferentes nacionalidades. Foi em Galápagos que o naturalista britânico Charles Darwin passou em 1835, a bordo do H. M. S. Beagle, e fez observações que contribuíram para o desenvolvimento da provocativa teoria da evolução. Enquanto aterrissávamos, lembrei-me de que o foco da nossa missão era diferente: exaltar o Criador!
O aeroporto de Galápagos fica em uma ilha que serviu de base militar para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. O povo é desconfiado, envergonhado, marcado pelos dilemas de se viver em uma ilha. Ali todo mundo se conhece. A maioria nasce, cresce e morre naquele lugar, sem ter a oportunidade de conhecer outras cidades.
A natureza, por sua vez, é fantástica. Pudemos ver de perto iguanas, focas, lobos-marinhos e, é claro, as gigantescas tartarugas centenárias. Estima-se que há uma média de 5 mil tartarugas no local.
Além de conhecer vários pontos turísticos, passamos em frente à principal igreja adventista do arquipélago, que fica em uma avenida movimentada. Fiquei emocionado ao ler na fachada uma placa com o primeiro verso da Bíblia: “No princípio, Deus criou os céus e a terra” (Gn 1:1, NAA). Esses dizeres desafiam os postulados evolucionistas tão comentados naquele lugar. Lembro-me ainda de que, naquela noite, as portas do importante auditório Charles Darwin foram abertas, e o nome de Deus foi proclamado pelas músicas do quarteto.
Em 2009, ano da nossa visita às ilhas, havia quatro igrejas adventistas lá. Recentemente foi construído um museu criacionista ao lado da escola denominacional. É maravilhoso perceber que há um povo que exalta o Criador e as Suas poderosas obras. Essa é uma mensagem urgente que precisamos pregar a todo o mundo. Não fique de fora desse grande movimento!