Sábado
24 de outubro
Modelo de perseverança
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7

Para mim, o apóstolo Paulo é o maior modelo bíblico de perseverança, depois de Jesus. A vida dele é um hino de louvor a Cristo. Sofreu muita perseguição, como poucos são chamados a enfrentar. Sua caminhada com Jesus foi longa e impressionante. Foi um campeão da cruz.

No início de sua história, ele era simplesmente o homem mais temido pela igreja. Mas o Eterno viu aquele coração ardendo de zelo e resolveu atear nele o fogo do amor por Jesus e pela igreja. E o perseguidor se tornou um perseguido. Mal chegava a um lugar, e Paulo tinha que sair às pressas porque os adversários queriam sua cabeça. Sua vida era repleta de privações, sofrimentos, dificuldades e dor. Como esse homem sofreu!

Acredita-se que o ministério de Paulo tenha durado aproximadamente 25 anos. Durante esse tempo, ele percorreu o mundo pregando o evangelho e fundando igrejas, usando as próprias pernas como carruagem. Como Paulo andou!

Ao final de sua vida, ele disse que combateu “o bom combate”. O termo que foi traduzido como “bom” é a palavra grega kalos, que significa “excelente”, “gracioso”, “insuperável”, “bonito”, “precioso”, “recomendável”, “magnífico” ou “admirável”. Você percebe
o valor que o apóstolo dava para seu ministério em favor do evangelho de Cristo?
Do ponto de vista humano, sua vida tinha sido miserável. No entanto, do ponto de vista da fé, todo o combate de sua vida foi bom e inigualável. Era como se ele estivesse dizendo que valeu a pena cada desafio ou adversidade.

Quando afirmou “terminei a corrida”, ele estava admitindo que seu ministério estava chegando ao fim. Ao dizer “guardei a fé”, o apóstolo estava dizendo que sua confiança em Deus havia permanecido inabalável. Ele combateu o bom combate e completou a carreira porque a fé o sustentou.

Ele foi levado prisioneiro para Roma, porque valia por mil cristãos. Estava terminando bem a corrida, e sua vida era uma prova de que a verdade funciona. A tradição cristã conta que a morte do apóstolo ocorreu fora da cidade de Roma, no vale chamado de “Águas Saudáveis”. Ele teria sido decapitado. Quando sua cabeça foi colocada no tronco, antes que a espada a decepasse, dizem que ele ouviu uma voz suave como um violino em surdina: “Saulo, Saulo, por que Me persegues?” Dizem que, tranquilo, ele respondeu: “Foi por Ti, Senhor! Por Ti cheguei até aqui!” Como ele mesmo diz em 1 Coríntios 1:8, Deus é quem nos mantém firmes até o fim!