Quarta-feira
27 de setembro
MONTANHA-RUSSA
Ele fez o que o Senhor reprova, imitando as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas. 2 Crônicas 33:2

Era dia de sol. Eu e meus amigos aguardávamos ansiosos para embarcar em uma enorme montanha-russa. Enquanto esperávamos na fila, ouvíamos os gritos daqueles que passavam por cima da nossa cabeça com os braços estendidos. “O que estou fazendo aqui?!”, pensei. Agora era tarde demais! Dentro de alguns segundos, chegaria a minha hora. E foi assim, completamente assustado, que entrei pela primeira (e última) vez naquele brinquedo radical. 

A montanha-russa mais alta do mundo está localizada no parque Six Flags em Nova Jersey, Estados Unidos. A Kingda Ka, como é chamada, chega a 139 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares. Além disso, é uma das mais velozes do planeta, atingindo a marca de 206 quilômetros por hora. 

A Bíblia também apresenta uma montanha-russa de fortes emoções. Ela pode ser vista nos livros de Reis e Crônicas, que descrevem os altos e baixos de líderes do povo de Deus. Ali há quedas de arrepiar, loops incríveis e adrenalina de sobra! Cada rei de Israel compõe uma parte dessa montanha-russa que percorre vários séculos. Enquanto uns estiveram “por cima”, fazendo o que era reto diante do Senhor, outros deixaram a nação “de ponta-cabeça”. 

Um desses reis que perverteram o povo de Deus se chamava Manassés. Filho de Ezequias, um dos melhores reis de Judá, ele não seguiu os passos do seu pai e se tornou um dos piores governantes da nação. Pecador contumaz, cometeu atrocidades piores que as nações gentílicas. Além de remover a arca da aliança do lugar santíssimo e colocar ídolos no santuário, Manassés praticou feitiçaria e chegou ao ponto de sacrificar seus próprios filhos. 

No entanto, a história desse monarca teve uma guinada surpreendente. Após sofrer nas mãos do rei da Assíria, ele se humilhou diante do Senhor, arrependeu-se dos seus pecados e recebeu de volta o trono (2Cr 33:12-16). O que parecia ser o fim foi apenas o recomeço. 

Da mesma forma, Deus quer transformar a sua vida. Talvez você esteja agora vivendo uma montanha-russa espiritual. Entregue-se ao Senhor e permita que Ele traga a paz de volta ao seu coração.