Eu não tenho fé. Gostaria de ter, mas simplesmente não tenho.” Olhei com angústia para o meu amigo, que por anos havia lutado com o vício. Eu tinha orado fervorosamente por ele, acreditando que, algum dia, ele teria um momento de lucidez e as coisas iriam para o seu lugar.
Vindo de uma respeitada família, e sendo um aluno de primeira linha, seus professores nutriam brilhantes esperanças nele. Abençoado com uma personalidade atraente e boa aparência, ele dava a impressão de possuir tudo o que alguém pudesse desejar. Foi então que caiu, devido a más companhias. O esforço que poderia ter sido dirigido para melhorar sua vida e a vida de outros foi empregado na obtenção de drogas. O triste resultado dessa escolha foi um entra e sai da prisão durante toda a sua vida adulta.
Apoderando-me de um pensamento inspirado por Deus, peguei minha Bíblia e disse: “Veja, Deus diz que Ele dá a cada pessoa uma medida de fé. E Jesus diz que, se você tem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderá mover montanhas.” Depois acrescentei: “Espere aqui. Já volto.” Na cozinha, mexi em uma gaveta. Encontrando o que precisava, peguei uma latinha da prateleira de condimentos, fiz outra oração e voltei à presença do meu amigo. Tendo na mão o jogo das colheres que servem de medida, escolhi a menor colher (de café), enchi-a com sementes de mostarda e então repeti: “Deus diz que Ele dá a cada pessoa uma medida de fé. Esta colherzinha é a menor medida que uso na cozinha, e você pode ver quantas sementes ela contém. Se é necessário apenas ter a fé do tamanho de um grão de mostarda para mover uma montanha, imagine o que poderia acontecer em sua vida se você usasse a medida completa que Deus lhe dá!”
Parece, na verdade, que algumas pessoas têm naturalmente um grau de fé maior. Uma fé inabalável entra em alguns corações mais facilmente do que em outros. Contudo, Deus concede oportunidades iguais. Ele “é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2Pe 3:9). Se exercermos nossa fé do tamanho de um grão de mostarda, Deus nos concede gratuitamente o perdão do pecado quando nos achegamos humildemente a Ele, reconhecendo a falta de fé para nos apoderar de Sua bondade, e implorando Sua misericórdia e graça para direcionar nossos pés no caminho da justiça.
Você tem uma montanha de dificuldades que precisa ser removida? Para cada perigo, Ele prometeu uma via de escape, se lançarmos nosso fardo de dúvida aos Seus pés e o deixarmos ali.
Sylvia Stark