Sexta-feira
05 de maio
Mudanças
Porque Eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vocês, filhos de Jacó, não foram destruídos. Malaquias 3:6

À medida que envelhecemos, é fácil começar a relembrar as muitas mudanças que os anos nos trouxeram. Parece que foi ontem que nossos dois meninos, com energias infinitas, corriam despreocupados pela casa. Hoje, ambos são casados e têm suas famílias, e até já nos tornamos bisavós.

Nossa casa fica em uma colina com vista para o rio Murray, e meu esposo e eu estamos aqui há mais de 68 anos. Naquela época, nossa casa de campo estava situada bem longe da cidade. Tínhamos grandes pastagens à nossa volta, onde administrávamos uma fazenda de gado leiteiro e ordenhávamos vacas. Hoje, conjuntos habitacionais se desenvolveram gradualmente ao nosso redor, além de escolas e empresas. Nossa antiga fazenda de gado leiteiro agora é uma memória silenciosa para nós, um lugar onde os pássaros agora gostam de se empoleirar.

Desde a Semana da Criação e através dos tempos, nosso Pai celestial tem observado as mudanças que ocorrem neste mundo que Ele criou para ser perfeito. As mudanças que vimos em nossa vida relativamente curta não são nada comparadas ao que Deus já viu. E, embora veja a humanidade desobedecer e cair em pecado, Deus, em Sua graça e misericórdia, ainda oferece perdão e esperança aos pecadores. Repetidamente lemos nas Escrituras as abundantes promessas dadas ao povo de Deus que eles receberiam se escolhessem mudar. Em Ezequiel 36:26, temos uma dessas ofertas feitas aos israelitas rebeldes. “Eu lhes darei um coração novo e porei dentro de vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.”

Ao ler as histórias da Bíblia, minha atenção é atraída para o apóstolo Paulo e as imensas mudanças manifestadas na vida dele. Ele mudou de “respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor” (Atos 9:1) para ser batizado e se tornar alguém que “nas sinagogas, proclamava Jesus, afirmando que Ele é o Filho de Deus” (v. 20). Como Paulo, todas nós experimentamos mudanças em nossa vida, algumas que não podemos controlar. No entanto, se nossa mente estiver em harmonia com Jesus, Satanás não poderá nos mudar.

Aguardo com expectativa a mudança descrita em 1 Coríntios 15:52: “Num momento, num abrir e fechar de olhos. […] A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” Confiemos na Palavra do nosso Deus que nunca muda (Hebreus 13:8).

{ Joan D. L. Jaensch }