Nos dias atuais, alimentar cerca de 15 mil pessoas com lanches do tipo Mcfish da rede McDonald’s (basicamente pão e peixe) custaria em torno de 200 mil reais. Se cada um quisesse repetir pelo menos uma vez, quem estivesse responsável pela proeza de dar comida para tanta gente deveria desembolsar o dobro. Era mais ou menos esse o desafio dos discípulos.
Entretanto, os problemas não se resumiam apenas a dinheiro. Se hoje em dia já seria quase impossível conseguir tanta comida pronta de uma hora para outra, imagine no tempo de Jesus. Por isso, o incrédulo Filipe perguntou: “Onde vamos comprar comida para toda esta gente” (João 6:5).
Jesus acrescentou outra questão, sem dar muita bola para a falta de fé do discípulo: “Quantos pães vocês têm?” André disse: “Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente?” (João 6:9). Nada. Porém, para Jesus, é matéria-prima para milagre. O Senhor “mandou que todos se assentassem em grupos de cinquenta ou de cem na grama verde. Ele tomou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu, orou, abençoou o pão, partiu-o e entregou tudo aos discípulos, que por sua vez o repartiram com o povo. Ele fez o mesmo com o peixe. Todos comeram e ficaram satisfeitos” (Marcos 6:39-42, A Mensagem).
Além de ter matado a fome de tanta gente e demonstrado o poder de Jesus, esse milagre espetacular também tem uma linda mensagem a respeito de nossa missão de saciar a fome espiritual da humanidade. Diga-se de passagem, não se trata de 15 mil pessoas, mas de “apenas” 7 bilhões. Como dar conta de tanta gente?
“Cristo recebeu [o pão] do Pai; passou-o aos discípulos; eles o entregaram à multidão; e o povo uns aos outros. Assim todos quantos se acham ligados a Cristo devem receber dele o Pão da vida, o alimento celestial, e passá-lo a outros” (O Desejado de Todas as Nações, p. 369). É assim que conseguiremos.
Se permanecermos ligados a Jesus e, a cada dia, o buscarmos com desejo de compartilhá-lo com os outros, o milagre da multiplicação vai se repetir diante de nossos olhos. Não fique preocupado, porém, se tudo o que você tem são os poucos cinco pães e dois peixes de seu coração pecador. Nas mãos de Jesus, sua realidade se transformará no milagre da vida eterna, que transbordará para matar a fome espiritual daqueles a quem você for enviado para salvar.