Domingo
03 de agosto
MUROS OU PONTES
Pois Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade. Efésios 2:14

Dois vizinhos eram grandes amigos, mas, por uma disputa de alguns metros de terra às margens de um riacho, acabaram brigando e se tornaram inimigos. Um deles iria fazer uma grande viagem e contratou um construtor para que fizesse um grande muro separando as duas propriedades. Assim, ele nunca mais teria o desprazer de olhar para o terreno ao lado.

O construtor, sábio e temente a Deus, conhecia a história dos dois vizinhos. Ele decidiu construir uma ponte ligando os dois terrenos em vez do muro. Ao regressar da viagem, o contratante ficou furioso ao ver a obra. O outro vizinho, que havia compreendido aquela ponte como um gesto de reconciliação, cruzou-a com os braços abertos. O que se seguiu foi um longo e apertado abraço entre eles, e as lágrimas de ambos lavaram anos de mágoa. Agradecidos, eles pediram ao construtor que permanecesse ali, mas aquele homem sábio respondeu que não poderia, pois precisava construir outras pontes.

Essa é uma das histórias que marcou minha vida. Ela me lembra que o material necessário para construir um muro ou uma ponte é exatamente o mesmo. O que muda é o propósito e o modo como é empregado. O verso de hoje afirma que Cristo, nosso grande exemplo, era um construtor de pontes e destruidor de muros. A rivalidade entre judeus e gentios era enorme, mas Ele veio trazer a paz entre ambos.

Quando se trata de relacionamento humano, a matéria-prima das amizades ou inimizades são as nossas palavras. Como você as tem usado? É você um elemento de união ou desunião entre as pessoas? A Bíblia nos adverte de que existem seis coisas que Deus odeia, mas a sétima ele abomina, que é justamente aquele que causa intriga entre os irmãos (Pv 6:16-19).

Uma pessoa sábia e temente a Deus aproveita as oportunidades para defender a justiça, selar a paz e construir pontes. É possível que você seja amigo de duas pessoas que não se falam. Que tal ajudá-las a reparar os erros, reconhecer as ofensas e pedir perdão? Fazendo isso, você seguirá o exemplo de Cristo. Você será um construtor de pontes, guiado pelo Espírito Santo.