Sábado
10 de dezembro
Músculos espirituais
Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. 1 Coríntios 9:25

Atleta que não gosta de treinar nem deveria competir. A derrota é garantida. Os músculos precisam de estímulos e nutrição adequada para se desenvolverem saudáveis. Eles são responsáveis por manter a estabilidade corporal e possibilitar a execução de atividades simples. Também são encarregados de manter o corpo em uma posição ereta, enquanto, ao mesmo tempo, nos protegem de lesões. Qualquer movimento que executamos depende de um ou mais músculos. Por isso precisamos mantê-los sempre ativos e tonificados. Eles são indispensáveis. 

O jogador de futebol americano Tom Brady é um dos poucos atletas que conseguiram continuar competindo profissionalmente após os 40 anos. Brady coleciona recordes e títulos. Qual é o segredo dele para uma vida tão longeva em um esporte tão competitivo? A resposta é simples: treinamento rigoroso e cuidado com a alimentação. Além de uma rígida rotina de exercícios e de condicionamento físico, Tom fez importantes escolhas em seu estilo de vida, como deixar de comer chocolate, tomar refrigerante e ingerir doces em geral. Zero açúcar e nenhum álcool são características de sua dieta. Além do mais, Tom capricha na hidratação e se alimenta de uma abundância de vegetais. É clara a razão por que os músculos dele estão em tão boas condições. 

Falando em músculos, como está sua musculatura espiritual? Você tem buscado nutrição adequada e tem exercitado a fé corretamente? O apóstolo Paulo recomenda que o condicionamento espiritual do cristão seja muito mais rigoroso que o treino dos atletas profissionais. O motivo é que os atletas treinam e correm por prêmios terrenos. O cristão, por sua vez, busca o prêmio da vida eterna. Se o corpo físico mal pode ficar em pé com músculos deficientes, como poderá um cristão vencer as tentações se não exercitar a fé e se nutrir da Palavra de Deus? 

Não seja um adversário do seu desenvolvimento espiritual. Você tem uma coroa eterna a ganhar. Treine bem e muito. Desde a primeira hora do dia até o momento dormir, exercite seu relacionamento com Jesus. Alimente-se bem da Palavra de Deus e seja um verdadeiro atleta da fé.