Domingo
28 de março
Na corda bamba da vida
Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: “Este é o caminho; siga-o.” Isaías 30:21

O equilíbrio físico é uma capacidade muito interessante dos seres humanos. O processo para aprender a se equilibrar e andar é tão complexo que leva meses de treinamento árduo e provoca muitos tombos ao longo do caminho. As crianças que o digam! Se ficar em pé, andar e correr exigem habilidade, imagine o esforço e a disciplina utilizados para aprender a surfar, andar de monociclo ou equilibrar-se em uma corda bamba.

Entretanto, o tipo de equilíbrio ao qual o verso bíblico de hoje se refere é completamente diferente. Trata-se de nos manter equilibrados nas ações, pensamentos e emoções, evitando que caiamos em algum extremo. Considerando que vivemos em um mundo tão conturbado, conseguir essa proeza exigirá muito esforço e dedicação. No entanto, isso será possível se nos mantivermos ao lado de Deus. Procure sempre estar atento à voz de Deus, ela ajudará você a proteger a mente e o coração contra os vícios, desgastes emocionais e sentimentos negativos.

Às vezes, o que aconteceu no seu passado pode ameaçar seu equilíbrio mental. Por isso, procure também a ajuda de alguém competente. Desenvolver uma atitude adequada para com o que fizeram com você é um ingrediente essencial para o restabelecimento de sua paz mental e emocional.

Alimente sua mente e seu espírito. “Encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente” (Fp 4:8, NTLH). O que Deus deseja é que você seja um jovem constante nos caminhos do Senhor, temperante em suas ações e estável em seus sentimentos. Não é isso também que você deseja para si mesmo?