Namoro à distância dá certo? Qual é o segredo para que esse tipo de relacionamento funcione? Toda semana recebo mensagens de jovens que querem saber isso. Alguns já estão dentro da relação, mas a novidade passou, o celular já cansou, e o desânimo está a caminho. Outros estão à procura da pessoa certa. Claro que não podemos nos esquecer dos que se machucaram nessa tentativa. Mas pode dar certo.
Quando penso sobre esse tema, eu me lembro da história de Jacó e Raquel. Embora não estivessem distantes geograficamente, ambos tiveram que esperar um longo período até o casamento. Foram 14 anos de serviço ao sogro para pagar o dote. Sete anos antes do casamento e mais sete depois. Mas o verso de hoje diz que os anos pareceram poucos dias para Jacó, pois seu amor por Raquel era muito grande.
Compartilho três conselhos que podem ajudar você a refletir se o namoro à distância é uma opção para o seu caso. Grave três palavras: prazo, preço e periodicidade.
-
Prazo. A distância não pode durar para sempre. Ela precisa de uma data de validade definida. Nem todo amor, romantismo e doçura resistem à incerteza.
-
Preço. Namorar à distância custa caro. Antes de ter um emprego ou uma renda pode ser inviável. Passagens, pizzas, passeios e presentes têm custo. Se você acredita que seus pais devem ajudar, seria bom lembrar que namoro é uma estrada para o casamento. Se você não tem esse destino, então nem faça as malas.
-
Periodicidade. Melina e eu vivemos o período do namoro e do noivado todo à distância. Ela na reta final do curso de Medicina. Eu pastoreando sete igrejas e depois no Ministério Jovem. Foi simples e fácil? Claro que não. Mas foi possível. Costumávamos nos encontrar pelo menos uma vez por mês. Quando nos despedíamos no aeroporto, ambos sabíamos a data do próximo encontro. Namoro envolve conversa e convívio, e isso precisa acontecer da melhor forma possível.
Deus tem profundo interesse em seus sentimentos e em sua vida amorosa. Entregue a Ele o coração e peça sabedoria para tomar as melhores decisões, inclusive quanto a um possível namoro à distância.