Sexta-feira
15 de junho
Não coloque lenha na fogueira
O ódio provoca dissensão, mas o amor cobre todos os pecados. Provérbios 10:12

Lembro-me com saudades dos acampamentos do clube de desbravadores na minha infância e adolescência. Eles eram frequentes e muito divertidos. Embora dormir na barraca não fosse tão confortável, era muito legal aquela aventura que, em geral, durava o fim de semana.

Gostava muito de ficar em volta da fogueira ouvindo histórias bíblicas contadas pelo capelão do clube. Era um período de muita paz. Quando acabavam esses encontros e todos iam jogar bola ou fazer outras atividades, eu gostava de observar a fogueira.

O provérbio de hoje contrasta dois sentimentos: o ódio e o amor. O ponto central do versículo está na atitude dos dois em relação aos pecados das pessoas. A principal característica do ódio é colocar “lenha na fogueira” dos pecados dos outros. Quem odeia não se satisfaz com o sofrimento natural de alguém que cometeu um erro. Ele sente prazer em aumentar a dor, provocar mais brigas e aumentar o problema. A pessoa que guarda o ódio em seu coração, quando vê alguém triste por ter cometido um pecado, coloca o dedo na ferida e aumenta a angústia.

Do outro lado está o amor. Ele age de modo diferente do ódio. Seu prazer está em diminuir o sofrimento das pessoas. Quando se depara com uma situação de conflito, promove a paz nos corações. Jesus falou: “Bem-­aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5:9).

O amor trata o ofensor como um amigo a ser conquistado, não como um inimigo a ser vencido. O cristão amoroso faz questão de, cobrir as transgressões do outro com o “cobertor do amor”. Quem carrega ódio no coração usa a exposição do erro do outro como uma forma de vingança.

Diferentemente, a pessoa amorosa suporta a injúria para trabalhar em um processo de reconciliação e salvação do ofensor. Isso não indica que não devamos repreender o erro, mas que, se isso for necessário, agiremos sem expor a pessoa envolvida.

Por si só, o pecado já resulta em terríveis consequências para o pecador; o peso na consciência é apenas uma delas. O cristão jamais coloca mais “lenha na fogueira”, mas administra “remédios” amorosos para diminuir a dor dos que sofrem. Não alimente a fogueira do pecado na vida de ninguém. Ore para que hoje você seja usado como bênção na vida das pessoas.