Quinta-feira
16 de novembro
Não durma no ponto
Estejam sempre atentos. Lucas 21:36, NVI

Poucas horas de sono, muitas atividades de trabalho e estudo durante o dia. Era assim a minha rotina diária quando tinha por volta dos 20 anos de idade. Para mim, os ônibus tinham mais do que a finalidade de transporte. Conseguir um lugar para sentar, principalmente na janela, onde se pode encostar a cabeça, era a glória. Mesmo com o barulho do motor, as freadas e curvas acentuadas, o ônibus se tornava uma espécie de hotel ambulante em que eu podia descansar alguns minutos.

O risco era dormir demais e perder o ponto de descida, ou seja, literalmente “dormir no ponto” e perder a oportunidade de descer no lugar certo. Isso aconteceu algumas vezes comigo.

No versículo de hoje, Jesus quer impedir que “durmamos no ponto” da vida espiritual. O conselho dele é: “Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando Ele vier” (Lucas 21:36).

O ditado popular “dormir no ponto” significa desperdiçar uma chance por negligência ou deixar de perceber o que está acontecendo e, por conta disso, não tomar uma decisão importante na vida. “Dormir no ponto” pode ser desperdiçar horas na frente do computador em vez de estudar e se preparar para as provas; pode ser também não perceber uma oportunidade clara de crescimento pessoal e ficar limitado por conta de costumes antigos e sem sentido e, ainda mais grave, não estar atento à situação espiritual do mundo, brincar de ser cristão e perder a chance de se preparar para a volta de Jesus.

Ellen White nos aconselha a estarmos sempre atentos: “Perigosa é a condição dos que, cansando-se de vigiar, volvem às atrações do mundo. Enquanto o homem de negócios está absorto em busca de lucros, enquanto o amante dos prazeres procura satisfazer aos mesmos, enquanto a escrava da moda está a arranjar os seus adornos – pode ser que, naquela hora, o Juiz de toda a Terra pronuncie a sentença: “Pesado foste na balança, e foste achado em falta” [Daniel 5:27] (O Grande Conflito, p. 491).

Vigiar significa não dormir. É óbvio que, em termos espirituais, o sentido não é literal. No versículo de hoje, Jesus está nos dizendo para termos atenção redobrada no tempo em que vivemos a fim de que sua volta não nos pegue de surpresa. Por isso, fique atento e não cochile espiritualmente. Abra bem olhos e não “durma no ponto”.