Não é de agora que algumas pessoas interpretam mal a postura de Jesus em relação à lei de Moisés. Por sua ênfase na graça, muitas pessoas têm acreditado que o Senhor não gosta dos mandamentos e que os aboliu com sua vinda à Terra. Nada poderia estar mais errado.
Existem pessoas que veem apenas o que desejam enxergar. Para evitar isso em relação a seu ensino sobre a lei, Jesus foi bem enfático: “Não vim abolir a Lei de Moisés e as advertências dos profetas.” Foi o próprio Jesus que estabeleceu a lei e a comunicou a Moisés no monte Sinai. Como Ele é o mesmo ontem, hoje e será eternamente (Hebreus 13:8), não faz o menor sentido pensar que Ele mudou de ideia. Assim, é completamente sem fundamento o pensamento de que Jesus aboliu a lei na cruz, como alguns insistem.
Se não fosse suficiente, o Senhor afirmou ainda: “Eu vim cumprir a Lei.” O verbo “cumprir” é a tradução do termo grego pleorosai, que significa encher. Em vez de rejeitar os ensinamentos da lei, o Senhor os encheu de significado. Em primeiro lugar, obedecendo perfeitamente a todos os mandamentos – coisa que ser humano nenhum conseguiu –, e ensinando o verdadeiro significado das regras divinas. Ao invés de diminuí-las, sua interpretação as “encheu”, aumentado ainda mais sua importância, que no tempo dele (e hoje também) andava rebaixada. Segundo o teólogo anglicano John Stott, o propósito de Jesus “não é mudar a lei, muito menos anulá-la, mas ‘revelar toda a profundidade do significado que pretendia conter.’”
A expressão “Lei de Moisés” significa o conjunto de livros que Moisés escreveu, o qual chamamos de Pentateuco. Ao dizer que veio cumprir a lei, Jesus também estava dizendo que o que Moisés e os demais profetas escreveram apontava para a vida dele. Então, o Senhor quis deixar claro que a Bíblia toda – não só o Novo Testamento como ensinam alguns – deve ser levada a sério. De Gênesis a Apocalipse, o personagem central das Escrituras é Cristo.
Não caia na tentação de entender errado a missão de Jesus. Ele veio para salvar a humanidade, obedecendo a toda lei que Ele mesmo estabeleceu. Jesus deu exemplo do que devemos fazer e também concedeu o poder para viver como Ele viveu.