Sábado
21 de setembro
Não há medo no amor
O perfeito amor expulsa o medo. 1 João 4:18

Amo o texto de 1 João 4:18 (verso de hoje). É conciso. Sucinto. João não desperdiçou palavras. Ele sabia sobre o que estava falando e viveu com o perfeito amor por três anos.

Por muitos anos, tentei ter esse amor perfeito, um amor que me ajudaria a superar a ingestão abusiva de alimentos, a impaciência, a falta de fé e todas as outras coisas que me bombardeavam. Eu tentei, realmente tentei. Eu me esforcei tanto para encontrar o amor perfeito que entrei numa rotina de dias ruins: Se eu não puder ser perfeita, ficarei mal, eu decidi.

Descobri que ficar mal não é muito bom quando chega o momento decisivo. Então voltei ao rebanho, graças ao amor incondicional de Deus. Eu ainda estava tentando entender o amor perfeito.

Qual é o segredo do amor perfeito?, eu me perguntava. E de quem é o perfeito amor de que João fala? Achei que isso precisasse ser meu. Mesmo depois de lutar pela perfeição anos atrás; mesmo depois da revelação de Deus a mim, na minha estrada de Damasco quando fui reconvertida; mesmo assim, eu me perguntava: Quando meu amor será tão perfeito que não terei medo? Isso não acontecerá. Nem em um milhão de anos. Então onde isso me deixa agora?

Finalmente percebi que isso me deixava exatamente onde estou: orando para que Deus me torne a argila totalmente submissa para o Mestre Oleiro. Eu me submeto a uma dependência total ao Mestre para que Ele me quebre, me faça, me molde e me use.

Quando for submissa, o amor perfeito ocupará todo o espaço da minha vida e coração, e não haverá espaço para o medo. “O perfeito amor expulsa o medo” (1Jo 4:18). Meu Jesus é o “perfeito amor” do qual João está falando. Agora, isso faz sentido.

Depois de assistir a um filme poderoso sobre a vida de João Hus, eu me perguntei: O que será necessário para me levar ao lugar onde eu seria fiel até as chamas como João Hus?

Decidi que tudo o que posso fazer é continuar amando o meu Salvador para que eu O “conheça”. Persisto nesta oração: Deus, continue crescendo em meu coração e em minha mente de modo tão íntimo que Seu perfeito amor expulse todo meu medo, não importa o que aconteça.

Jodi Eulene Owens Patterson