Certa jovem foi ao consulado do Brasil em Londres renovar o passaporte. Curiosamente, não estava vencido, mas estragado por um bicho de estimação. O atendente olhou intrigado para as marcas profundas no documento e perguntou: “A senhora sabia que esse passaporte não lhe pertence?” Ela ficou sem saber o que responder. Seu nome estava escrito lá. O funcionário então completou: “O governo do país é o legítimo proprietário deste passaporte e outorgou à senhora o direito de usá-lo como cidadã, mas ele não lhe pertence. Representa a nação que o expediu e o confiou aos seus cuidados.” Depois de dizer isso, ele lhe aplicou uma multa. O novo documento custou o dobro do preço normal.
De igual modo, a Bíblia ensina que temos liberdade para fazer com nossa vida tudo o que quisermos. Ensina também que o que temos e somos são presentes de Deus, a quem prestaremos contas algum dia.
Você se incomoda com a ideia de ganhar um presente e não poder usá-lo do seu jeito? Acha que esse presente soa como um pretexto ou uma estratégia para controlar sua vida? Nada disso. Deus não age assim. A liberdade que nos oferece está em plena harmonia com Seu amor. Mas não existe liberdade e amor sem prestação de contas.
Em 1 Coríntios, ao falar do corpo como templo sagrado, Paulo adverte contra a idolatria e a impureza sexual, dando a entender que marcas rituais, promiscuidade, embriaguez e todo tipo de imoralidade são violações graves, capazes de destruir seu “passaporte”.
Muito cuidado com os “animaizinhos de estimação”! Em um breve momento de descuido, eles podem estragar o passaporte para a viagem mais importante de sua vida. Você gostaria de ter uma audiência com Deus hoje sobre esse assunto? Agora, neste exato momento, Ele está no balcão de atendimento, e é sua vez. Ele está à sua espera para renovar seu visto e garantir sua viagem. Não mantenha o “passaporte estragado”. Vá a Cristo, e Ele carimbará o documento que permitirá sua entrada no Céu.