Aqueles que conhecem a história da Igreja Adventista do Sétimo Dia sabem que Ellen G. White não foi a primeira participante do movimento milerita a ter visões. Antes dela, o privilégio de receber revelações divinas havia sido dado a outro, que se recusou a comunicá-las. Como consequência, o chamado foi feito a Ellen G. White.
No verso de hoje, está registrado o alerta que Mardoqueu fez a Ester. Por meio dessas palavras, ele basicamente quis dizer: “Se você não fizer isso, alguém fará.” Esse simples conselho nos traz uma importante lição relacionada ao serviço a Deus.
Como filhos de Deus, temos um papel a desempenhar no grande plano da salvação. Todos nós podemos servir como instrumentos divinos em nossa esfera de atuação neste mundo. Deus escolheu nos usar, mas isso depende de nossa disposição para servir. Se recusarmos Seu convite, Ele empregará outros em nosso lugar.
Ester se tornou a rainha do maior império de seus dias. E Mardoqueu enxergou a mão de Deus por trás desse acontecimento. Por isso, ele disse: “Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?” A ascensão de Ester foi um ato misericordioso da providência divina para a preservação do povo judeu. De modo semelhante, Deus hoje conduz os passos de Seus filhos sinceros, levando-os a posições e circunstâncias nas quais possam atuar como Seus instrumentos.
Não sei qual é sua posição atualmente nem quais foram as últimas grandes mudanças ocorridas em sua vida. Se você entregou seus caminhos a Deus, tenha certeza de que Ele tem um propósito para você no lugar e nas circunstâncias em que você se encontra. Não perca a oportunidade de atuar como instrumento de Deus para a salvação. Ao se entregar inteiramente a Ele, você terá o prazer de ver pessoas indo a Cristo por meio de seu trabalho. Hoje, seja uma bênção onde você está.