Quinta-feira
22 de novembro
Não pule etapas
Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza. Provérbios 21:5, ARA

Não tenho muito talento para a culinária. Sei preparar bem algumas poucas opções na cozinha, mas há uma coisa que eu considero a minha “especialidade”: cuscuz. Quanto mais ao sul do Brasil, menos esse prato é conhecido; porém, onde nasci, muitos gostam.

Para preparar um bom cuscuz é preciso seguir três etapas muito importantes. Primeiro deve-se molhar a farinha de milho e colocar sal a gosto. Em seguida, deixar a massa descansar por alguns minutos e depois colocar em uma cuscuzeira ao fogo e esperar até cozinhar. Se qualquer uma dessas etapas for pulada, o alimento não ficará pronto como deveria ser.

Nossa vida pode ser comparada ao preparo de uma receita na cozinha. Se pularmos etapas importantes, nunca conseguiremos saborear a existência como poderíamos. É preciso viver todas as fases da vida com o coração aberto para aproveitarmos cada uma delas e crescermos com o que elas têm para nos ensinar.

O provérbio de hoje faz um contraste entre alguém que respeita o processo de conquista diária e outro que é apressado e atropela as etapas. O respeito ao processo é a diferença fundamental entre o sucesso e o fracasso.

Alguns pulam etapas essenciais e prejudicam o desenvolvimento. Há quem deixe de vivenciar plenamente a fase de estudos com namoros precoces; outros pulam a etapa do namoro e se aventuram na intimidade própria do casamento.

Deus espera que Seus filhos tenham paciência para viver cada fase da vida. Ele deu o exemplo na história da redenção. Embora tivesse pressa de resolver o problema do pecado, Ele não pulou etapas, “mas, vindo a plenitude dos tempos, […] enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gálatas 4:4, ARC). Nem um minuto adiantado ou atrasado, Deus sempre age na hora exata.

O Céu tem bênçãos reservadas para cada fase de nossa vida. Crianças, jovens, adultos e idosos devem experimentar a vida abundante que Jesus prometeu, mas isso só acontecerá se fizermos nossa parte. Se você quer ter uma vida plenamente feliz, viva cada fase com paixão e mantenha-se disposto a deixar Deus guiá-lo em tudo.