O mundo está cheio de gente com mais disposição para falar que para ouvir; gente acostumada a manter uma comunicação unidirecional: repleta de monólogos e vazia de diálogos. Pessoas assim, ao se relacionar com Deus, terão mais facilidade para venerá-Lo do que para segui-Lo. Errarão o alvo. Repetirão uma velha fórmula aprendida por observação. Verão no Senhor do Universo uma divindade muda, que pode ser adorada e temida, mas dificilmente amada. Uma pena, não é?
O cristianismo, entretanto, faz o crente transitar por uma via de mão dupla. Ao ler a Bíblia, você “ouve” Deus. Por meio da oração, você fala com Ele. Sem praticar essas duas atividades diariamente, sua fé se debilita. No começo, as páginas da Bíblia parecem amareladas, frias e sem vida. À medida que você se aprofunda no estudo, com oração, descobre Cristo em cada capítulo. Ele mesmo declarou: “São as Escrituras que testemunham de Mim” (Jo 5:39). Este é um dos diferenciais da Bíblia: o Autor está vivo, disponível e interessado em Se relacionar com o leitor. Esse diálogo faz toda a diferença!
No entanto, não é isso o que acontece com os outdoors espalhados pela cidade, os panfletos em sua caixa de correio e as mensagens promocionais que chegam pela internet. Por exemplo, muitos e-mails têm como remetente um tal de “no reply”, que significa “sem resposta” ou “não responda”. Você sabe por que isso? É que quem enviou a mensagem não quer ouvi-lo; só quer que você o ouça. Claramente, não deseja ser incomodado! Quer uma reação específica, mas rejeita qualquer tipo de interação ou comunhão. Com Deus, porém, a história é outra. Em certo sentido, Deus é como o seu melhor amigo: ouve e fala, escuta e responde, analisa e questiona, dialoga. Ele nunca mandará uma mensagem para você sem contar com o sua resposta. Ele próprio reage sem demora (Lc 18:8).
A Palavra de Deus não volta vazia justamente porque demanda uma resposta de amor. Portanto, no dia de hoje, separe tempo para dialogar com Ele. Um amor assim merece uma resposta à altura, não acha? E você também merece um amor com essas dimensões. É o único amor capaz de suprir, de verdade, as necessidades profundas do seu coração. Por isso, em vez de ignorá-lo, responda!