Eu amo as palavras de Isaías 43:1. Por quê? Porque Deus sabe que todas nós temos algum tipo de temor. “Não tenha medo”, disse o anjo a Maria, a mãe de Jesus (Lc 1:30). Desde então, essas mesmas palavras têm sido repetidas por Deus a todas as mulheres. O Senhor não nega a existência do perigo. Às vezes, nossos piores medos se tornam realidade. Mesmo assim, a certeza de quem Deus é, o que Ele diz e a presença Dele ao nosso lado nos confortam.
Ao fazer as malas para ir à Bulgária, fiquei pensando em tudo o que eu tinha que fazer antes de partir, como planejar a viagem, orar e tomar coragem, já que viajar é sempre imprevisível. Ao pensar em todos esses detalhes, lembrei-me deste verso em especial: “Não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa” (Is 41:10). Então a coragem tomou o lugar do medo, pois Deus me fez lembrar de que Ele é o meu refúgio e a minha força.
Deus é o único que pode satisfazer nossas necessidades mais profundas e tirar nossos medos, à medida que dependermos Dele. Ele sempre estará conosco e nos fortalecerá na jornada. Também temos a garantia de Sua promessa: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Hb 13:5). Se o Senhor prometeu, eu posso reivindicar essa promessa. Quando fecho minha mala para sair de viagem por um longo período, lembro-me de que Deus estará comigo e me protegerá.
Eu não sei o que você vai fazer hoje ou na próxima semana, mas, se você permitir, Deus vai acompanhá-la. Agarre-se a esta promessa: “Não tema”! A presença divina é a razão pela qual você e eu não precisamos temer, bem como o motivo pelo qual podemos afirmar: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?” (Hb 13:6).
Ao começar o dia, saiba que a poderosa mão de Deus vai guiá-la a cada passo que você der. Confie e não tenha medo! Você tem à sua disposição a presença, as promessas e a proteção de Deus. Então por que temer?
Raquel Queiroz da Costa Arrais