Terça-feira
27 de maio
Não tenha medo
Mas Jesus, sem levar em conta tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: – Não tenha medo; apenas creia! Marcos 5:36

A vida às vezes é difícil. Deus nunca nos prometeu que não sofreríamos ou que não teríamos problemas. Mas Ele prometeu que estaria conosco. Contudo, há situações em que, mesmo que tenhamos pedido ajuda, sentimos que Ele não nos responde. Talvez Jairo, o líder da sinagoga, tenha se sentido assim depois de implorar a Jesus que fosse curar sua fi lha doente. Embora Jesus estivesse acompanhando Jairo, Ele acabou parando no meio do caminho para curar outra pessoa. Jairo deve ter tido muita fé para crer que Jesus poderia curar sua filha apenas com um toque!

Será que nós demonstramos a mesma fé manifestada por Jairo quando temos que enfrentar nossos problemas? Será que oramos com a mesma certeza?

Depois que Jesus terminou de curar a mulher no caminho para a casa de Jairo, algumas pessoas chegaram com uma mensagem desanimadora: “A sua filha já morreu; por que você ainda incomoda o Mestre?” (Mc 5:35).

Jairo viu Jesus curar outras pessoas, mas a sua filha tinha morrido. Seu mundo deve ter desmoronado, mas e sua fé? Jesus, com a empatia que Lhe era característica, percebeu o que se passava na mente de Jairo e as emoções que ele estava sentindo. Então Ele disse: “Não tenha medo; apenas creia!” (v. 36).

Jesus está ciente de que nossa fé vacila quando não recebemos o que pedimos. Ele sabe que o medo toma conta de nós se nossa expectativa não é suprida. No entanto, Ele também nos diz a mesma coisa hoje: não tenha medo; apenas creia.

Depois, Jesus entrou na casa de Jairo e disse: “Por que vocês estão alvoroçados e chorando? A criança não está morta, mas dorme” (v. 39). Jesus redefiniu a situação, dando-lhe novo significado e trazendo esperança. Em outras palavras: “Não é o que você está pensando, olhe além.”

Jesus pegou a criança pela mão e lhe disse: “Menina, Eu digo a você: Levante-se!” (v. 41). E a garota se levantou. Jesus não respondeu ao pedido de Jairo do jeito que ele queria. Primeiro, aquele pai teve que vivenciar o desespero da morte da filha. Porém, no fim, Jesus respondeu de uma forma que glorificou ainda mais a Deus. Portanto, se você está vivendo uma situação difícil e pediu ajuda a Deus, mas não recebeu a resposta esperada, ouça Jesus lhe dizer: “Não tenha medo; apenas creia.”

Cecília Nanni