Quinta-feira
20 de agosto
Navegando em segurança
Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? Mateus 8:26

Um dos milagres mais impressionantes de Jesus foi acalmar uma tempestade. Ao repreender os ventos e o mar, Cristo demonstrou Seu poder como criador dos céus e da terra, bem como Sua autoridade sobre a natureza.

As Escrituras relatam que, após um dia intenso de curas e ensino, Jesus e os discípulos entraram num barco (Mt 8:23). Mas essa embarcação não estava livre das inúmeras intempéries e tormentas que ocorrem no mar, que podem levar o mais destemido e intrépido marinheiro ao pavor.

Embora navegar naquela época sempre envolvesse certa adrenalina, Cristo logo adormeceu. Tudo parecia estar tranquilo, até que sobreveio uma tempestade repentina. As ondas se tornaram revoltosas e apavoraram os apóstolos, mesmo aqueles que eram pescadores experientes. O texto bíblico observa que o pânico deles foi tão grande que pensaram que iam morrer (Mt 8:25).

Depois que os discípulos lutaram com todas as forças para evitar o naufrágio, eles decidiram ir a Cristo em busca de livramento: “Senhor, salva-nos!” (Mt 8:25). Então Jesus despertou de Seu sono e lhes disse: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?” (v. 26).

Assim como os discípulos, ficamos apavoradas quando temos uma tempestade diante de nós. Além de nos assustar, os ventos cortantes e o mar agitado nos fazem acreditar que estamos sozinhas num barco prestes a afundar. Mas, quando o medo começar a enfraquecer sua fé, lembre-se de que o Comandante da embarcação prometeu que sempre estaria com você (Mt 28:20).

Seja qual for a situação que lhe cause medo, nunca se esqueça de que Cristo está sempre por perto. Assim como repreendeu os ventos e o mar, Ele quer acalmar sua alma e afastar seus temores. Convide Jesus para dirigir sua pequena embarcação, não se aventure a navegar sozinha.

Ao fazê-lo, encare as tempestades com fé e descanse nos braços do Mestre. Comece seu dia com a certeza expressa nesta melodia: “Cristo então me estende Sua mão e controla a embarcação, / Sorrindo para mim, me oferece a salvação. / O meu barco vai firme ao porto seguro, / Pois seu rumo está sob as mãos de Jesus” (“Rumo ao Porto Seguro”).

Sônia Magalhães Monte