Sexta-feira
27 de janeiro
NAVEGAR OU BOIAR
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmo 90:12

Quanto tempo por dia você passa na internet? Essa é uma questão urgente que merece nossa reflexão. Muita gente, em vez de navegar de forma consciente na rede, tem passado horas “boiando”, indo a lugar nenhum. Você é um desses? 

Segundo o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), os estudantes brasileiros estão entre os que ficam mais tempo na internet quando não estão na escola. Os dados comprovam que os adolescentes na faixa de 15 anos passam mais de três horas por dia, durante a semana, navegando na rede. 

Três horas por dia é muita coisa! Já imaginou se investíssemos a maior parte desse tempo em uma amizade sadia, no estudo de idiomas ou, quem sabe, em atividades esportivas? Teríamos relacionamentos mais sólidos, uma mente mais aguçada e um corpo mais saudável. 

Devemos ter uma relação equilibrada com a internet. Podemos, sim, assistir a bons vídeos no YouTube e ter contas em redes sociais. Porém, jamais devemos nos tornar escravos dos píxeis, das fake news e dos relacionamentos virtuais, que não satisfazem de verdade o coração. 

Lembre-se de que o tempo é um dom de Deus. É o único bem que todas as pessoas partilham igualmente a cada dia. O tempo não pode ser comprado, armazenado e muito menos fabricado. Por isso, precisamos evitar o desperdício! O escritor Millôr Fernandes advertiu: “Quem mata o tempo não é assassino, mas sim um suicida.” 

Quer algumas dicas sobre como aproveitar o tempo na internet? 1) Use as redes sociais para testemunhar de Jesus. 2) Antes de navegar, estipule o tempo que passará exposto. 3) Evite usar a internet quando estiver sozinho. 4) Não utilize o celular logo ao acordar nem quando for dormir. 5) Norteie as suas postagens pelo texto de Filipenses 4:8, que fala sobre o que pensar. 6) Para relaxar, prefira a rede de pesca e a de balanço; elas trazem mais paz ao coração. 

Peça a Deus hoje mais sabedoria e autocontrole ao usar a internet. Lembre-se de que a vida passa depressa e não deve ser desperdiçada no mundo virtual. Mesmo que todos os seus amigos vivam assim, você não precisa imitá-los. Faça o que é certo. Benjamim Franklin disse: “Você ama a vida? Então não desperdice tempo, pois é disso que a vida é feita.”