Domingo
15 de dezembro
Névoa de inverno
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. 1 Coríntios 13:12

Enquanto morei por vários anos no vale de San Joaquin, na Califórnia, detestava a névoa de inverno gelada, grossa e branca. Na semana passada, vi um trecho do noticiário de TV sobre o nevoeiro.

Repórter: A seca atual é a razão de sua colheita de frutos secos diminuir quase 50% este ano?

Produtor de pistache: Sim. Veja, sem chuva suficiente, frio e umidade no ar, quase não houve névoa gelada. Precisamos dessas longas estações de nevoeiro frio!

Então pensei: De jeito nenhum! Você quer me dizer que esse horrível vale, o inverno penetrante e o nevoeiro que odiei durante todos esses anos realmente tinham um propósito? Agora, eu queria ouvir!

Repórter: O que o frio nevoeiro tem a ver com a sua produção de pistache?

Produtor de pistache: Sem esses longos dias de nevoeiro, não temos o suficiente do que chamamos de “horas de refrigeração” para colocar as árvores “para dormir”, assim, as árvores masculinas “acordam” em sincronia com as árvores femininas para polinização. O nevoeiro de inverno assegura uma primavera produtiva e uma época de crescimento no verão.

Lembrei-me de outras estações de neblina e crescimento na vida. Estações de incerteza quando não vemos através do nevoeiro de hoje… até o amanhã. Como nos irritamos com as incógnitas que nos retardam e bloqueiam uma visão clara de onde nós estamos indo, ou mesmo de onde estamos!

Quer saber de uma coisa? Estou muito feliz porque Deus tem olhos que veem através do nevoeiro durante as estações hostis da vida, quando Ele sabe que não conseguimos ver. Segundo Paulo: “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte [como no nevoeiro!]; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido” (1Co 13:12).

Quando somos tentadas a desanimar porque tudo o que vemos e sentimos ao nosso redor é uma névoa impenetrável e arrepiante, causada por doença, relacionamento desfeito, sofrimento financeiro ou mesmo o processo de envelhecimento, ajudaria lembrarmos que é ali, durante as “horas de refrigeração”, que Deus está nos preparando para nossa próxima temporada produtiva de crescimento.

Carolyn Rathbun Sutton